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O bacalhau à brás low carb para comer sem sentir culpa — em casa ou no trabalho

Às vezes uma simples mudança num dos ingredientes principais transforma por completo um prato.
sem batata

O bacalhau à Brás é um dos grandes clássicos da cozinha portuguesa, mas está longe de ser o mais leve dos pratos que servimos à mesa. Felizmente isto não é sentença: às vezes uma simples mudança faz toda a diferença.

É mesmo isso que descobrimos nesta receita low carb, em que até pode fazer em grande quantidade e levar consigo na marmita para o trabalho. Nada melhor do que comer algo saudável e super prático e poder ter uma refeição já pronta para quando a agenda dos dias seguintes ficar mais apertada.

Mudar para uma alimentação mais saudável não necessita de ser apenas com a descoberta e recriação de novas receitas, passa também por perceber quilo que está menos bem e conseguirmos substituir por opções mais conscientes, como é este exemplo do Bacalhau à Brás. 

Neste caso, a melhor opção é mesmo substituir a batata e os molhos por ingredientes com menos hidratos e gorduras, como o alho francês e cenoura. Esta receita é da nutricionista Maria Gama no seu projeto online “Põe-te na Linha” onde partilha receitas, dicas e muito mais.

Do que precisa

— 450g Bacalhau cozido desfiado

— 3 ovos inteiros

— 4 cenouras

— 2 talos de alho francês

— Duas cebolas

— 165g de azeitonas

— 8 dentes de alho

— 3 colheres de sopa de azeite extra-virgem

— Uma colher de sopa de vinagre balsâmico rosé

— Uma colher de sopa de tomilho

Como se faz

Comece por cortar as cebolas, alho, alho francês e cenoura às rodelas ou bocadinhos e coloque numa frigideira ou wok. Coloque o azeite e o vinagre, envolvendo bem e deixe cozinhar (cerca de 20 minutos, consoante o seu gosto pessoal). 

Junte o bacalhau desfiado, tempere com o tomilho picado, envolva bem e deixe cozinhar (como o bacalhau já está cozido, não é preciso muito tempo, uma vez que o objetivo é que os sabores se misturem). Por fim, coloque as azeitonas, bata os ovos e misture ao preparado anterior. Mexa bem e deixe cozinhar até os ovos ficarem bem cozinhados.

Agora que o prato principal já está pronto, passemos para a sobremesa. Espreite estas 16 receitas de mousse que pode comer sem estragar a dieta. Há opções para todos os amantes de doces: mousse de chocolate ou alfarroba, manteiga de amendoim, frutos vermelhos e até de aveia. Carregue na galeria para ver as receitas.

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