fit

Os nuggets saudáveis para fazer na air fryer que os miúdos adoram

Esta versão fit leva apenas quatro ingredientes e demora apenas 25 minutos a preparar. Sem óleo, claro.
Os nuggets fazem sucesso nos miúdos.

Para muitos, os nuggets são a combinação perfeita de crocância e suculência. Criados há mais de 70 anos, os pedaços de frango macios e saborosos, com uma cobertura dourada e estaladiça, continuam a conquistar palatos de todas as idades. 

Fazem as delícias dos miúdos e são um dos petiscos favoritos de muitos adultos. Os nuggets também fazem parte das ementas de várias cadeias de fast food e podem ser pedidos como prato principal ou apenas como complemento. Porém, estas opções são fortemente processadas e ricas em gordura, ou seja, nada saudáveis.

Apesar da textura crocante ser viciante, devem ser consumidos com moderação — os pedaços pequenos enganam e têm mais calorias do que parecem. Segundo a aplicação Fatsecret, que inclui a composição nutricional de milhares de alimentos, um nugget tem, em média, 48 calorias. Quer isto dizer que uma caixa de quatro (a quantidade mínima em muitos restaurantes de comida rápida) é uma autêntica bomba calórica.

A alternativa é preparar uma versão caseira e mais saudável. A receita de Rui Marques, autor do blogue “A Pitada do Pai”, leva apenas quatro ingredientes — ao contrário das opções de compra que têm uma extensa lista de produtos na sua composição.

Do que precisa

— 3 peitos de frango partidos em cubos
— 3 colheres de sopa iogurte grego natural
— alho em pó
— orégãos
— sal
— fatias de queijo
— cornflakes picados (pode substituir por aveia ou sementes de sésamo)
— algumas gotas de sumo de limão

Como se faz

Pré-aqueça a air fryer a 200 graus. Coloque os cubos de frango numa taça e comece a temperá-los com sal e alho em pó. A seguir, faça-lhes um pequeno corte para conseguir introduzir pedaços de queijo lá dentro.

Noutro recipiente meta iogurte e acrescente alho e orégãos a gosto. Passe os cubos de carne neste molho e depois envolva-os nos cornflakes (já picados). Não se esqueça de pressionar para colarem bem. No fim é só colocar na air fryer durante 15 a 20 minutos. Quando estiverem prontos, sirva com umas gotas de limão.

Carregue na galeria para descobrir quantas calorias têm os nuggets das principais cadeias de fast-food.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA