Apesar da receita não ter sido criada por cá, os panados têm um verdadeiro clube de fãs em Portugal. A receita, tal como hoje a conhecemos, terá tido origem em Milão, na Itália, onde é conhecida como “Cotoletta alla Milanese”.
Acredita-se que tenha sido criada no século XII, por cozinheiros do restaurante Savini, na Praça Duomo, em Milão. O objetivo dos chefs era recriar um prato similar ao Wiener Schnitzel, um prato típico austríaco de carne de porco panada.
A receita original consiste em bifes de vitela finamente cortados, envolvidos numa mistura de farinha de rosca, ovos batidos e queijo parmesão, e depois fritos em óleo quente até ficarem crocantes e dourados. Embora sejam muito apreciados, os panados não são propriamente amigos da dieta.
A alternativa é optar por uma versão menos calórica, preparada na airfryer, como a receita criada por Rui Marques, do conhecido blogue “A Pitada do Pai”. Se quiser tornar estes panados mais fit, pode optar pelo frango, uma carne branca com pouco gordura,
Do que precisa
— bifes de porco ou bifes de peru
— 2 unidades de ovos
— 50 gramas de farinha
— queijo ralado (opcional)
— alho em pó
— colorau
— sal q.b.
— pimenta q.b.
— pão ralado
Como se faz
Comece por misturar a farinha, o alho em pó, o sal, a pimenta e o colorau num prato grande. Num recipiente à parte, bata os ovos e adicione uma colher de sopa de água. Depois, num terceiro pote, coloque o pão ralado.
Para ser mais fácil de fazer o panado, crie uma linha de montagem e disponha os três pratos juntos, começando com a farinha, seguido pelo ovo e, finalmente, o pão ralado.
Quando estiverem temperados, envolva os bifes pela farinha, sacudindo o excesso, passe pelo ovo e depois o pão ralado. Coloque na airfryer e programe 20 minutos a 180 graus.
Se optar pelo forno, coloque o mesmo tempo e temperatura e ligue a ventoinha para dar uma cor mais dourada.
Carregue na galeria para conhecer mais receitas saudáveis e rápidas de preparar.