São quatro os espaços verdes do Porto que vão dar um toque de frescura e puxar pela sua energia nos fins de semana de agosto. Se durante a semana for difícil tirar um tempinho da correria diária para fazer uma pequena rotina de exercícios, esta é a solução ideal para si. Ou se pelo contrário, já praticar algum tipo de exercício físico, mas adora qualquer desculpa para respirar ar fresco, também está convidado.
No mês oficial do verão, as temperaturas são muito elevadas. É aqui que os parques portuenses se tornam num refúgio, onde não só apetece relaxar ou dar um passeio, mas também fazer exercício físico. No âmbito do programa municipal “Dias com Energia”, há aulas gratuitas espalhadas por estes pulmões verdes da cidade.
Aos sábados, os Jardins do Palácio de Cristal acolhem sessões de pilates às 9 horas. Às 10 horas é a vez do ioga e segue-se o tai chi às 11 horas. Excecionalmente, no próximo sábado, 26 de agosto, estas sessões de exercício físico, em vez de se realizarem nos jardins, passarão para o Pavilhão Municipal Fontes Pereira de Melo, pois o Palácio de Cristal recebe desde um dia antes a Feira do Livro do Porto.
Ainda aos sábados, o Parque Oriental da Cidade do Porto, também será palco destas atividades. Às 9h30 poderá participar numa aula de ioga, e uma hora e meia depois, às 11 horas, é a vez do pilates. Pela sua vez, o Parque da Pasteleira receberá aulas de tai chi às 9h30 e de ioga às 11 horas.
O convite estende-se ainda aos domingos, mas desta vez é o Parque da Cidade que promove o exercício físico. Pela entrada junto ao Pavilhão da Água, pode contar com aulas gratuitas de tai chi às 9h30 e com o método DeRose às 11 horas.
A oferta é convidativa para qualquer pessoa, iniciante ou experiente, todos são bem-vindos nas aulas. Para participar basta fazer a inscrição através do email desporto@nullagoraporto.pt até às 17 horas de cada sexta-feira, indicando o seu nome e a aula pretendida. Todas estas atividades são organizadas e dirigidas por profissionais de educação física. Aconselha-se o uso de roupa de treino fresca e confortável, assim como calçado adequado à prática desportiva.
A empresa municipal Ágora reforça que em caso de condições meteorológicas adversas, as atividades podem ser transferidas para pavilhões municipais. Se for o caso será partilhado um anúncio nas redes sociais da empresa a notificar a nova localização.
E se for daqueles que queira aproveitar esta onda de exercício físico ao ar livre mesmo no fim do verão, saiba quais são os melhores parques do Porto para treinar, seja para dar uma corrida ou caminhada nos dias mais frescos da nova estação.
Carregue na galeria e descubra os cinco treinos mais famosos de Pamela Reif.