fit

Pele pós-verão: as dicas de uma especialista para recuperar saúde e luminosidade

A NiP falou com a médica Rita Sêco para revelar os cuidados a ter depois do calor e da exposição solar (e não só).

O verão é sinónimo de dias longos, calor e sol, mas também de riscos para a pele. A exposição solar intensa, o cloro das piscinas, a água salgada e o calor, podem deixar a pele desidratada, sensível e com manchas visíveis. Nesta fase, os cuidados pós-verão são fundamentais para recuperar a saúde cutânea e prevenir sinais de envelhecimento precoce. Para perceber como cuidar da pele depois dos meses mais quentes, a NiP esteve à conversa com Rita Sêco, médica especialista em medicina estética.

Rita conta que a sua ligação à área da estética começou ainda durante a faculdade de Medicina. “Em 2013, percebi que o meu caminho não passaria pelo tratamento da doença instalada, mas sim pela prevenção e pelo bem-estar. Queria dedicar-me à saúde de forma positiva, focada em potenciar o melhor das pessoas”, recorda. Terminou o curso em 2015 e nesse mesmo ano teve o seu primeiro contacto com a medicina estética, procurando cursos online numa altura em que havia ainda pouca informação disponível. Em 2016, enquanto cumpria o ano comum de Medicina no Porto, frequentou o mestrado em medicina estética e anti-envelhecimento em Madrid — uma experiência que descreve como transformadora e que consolidou a sua opção pela área. 

A escolha da medicina estética foi, segundo Rita, uma extensão natural das suas inclinações pessoais. “Desde miúda, adorava trabalhos manuais e tudo o que envolvesse criatividade, sensibilidade e atenção ao detalhe. A medicina estética exige sensibilidade, gosto pelo equilíbrio e um trabalho manual refinado — seja através da utilização de tecnologias ou de injetáveis — para alcançar resultados que respeitam a identidade e promovem harmonia e naturalidade do rosto”, explica. Para Rita, a estética tem também um impacto profundo na autoestima: “Nos dias em que me sinto mais bonita, sinto-me mais motivada, confiante e pronta para enfrentar desafios. Essa ligação entre estética e bem-estar foi decisiva para a minha escolha profissional.”

Apesar do reconhecimento atual da medicina estética como área médica legítima, Rita enfrentou resistências no início da carreira. “Durante o curso, onde o foco estava em salvar vidas, a minha vontade de explorar a estética foi muitas vezes desvalorizada e até confundida com áreas mais superficiais. Cheguei a ser apelidada de ‘esteticista de unhas’ pelos colegas”, recorda. Hoje, defende que cuidar da pele é tão essencial quanto cuidar de qualquer outro órgão, e que a estética é também prevenção e bem-estar.

Atualmente, Rita divide o seu tempo entre Porto e Madrid, combinando prática clínica e inovação. Fundou a Galerie Clinic com o objetivo de criar um espaço que une ciência, arte e bem-estar. “Quis que fosse muito mais do que uma clínica de estética, um lugar onde cada detalhe convida à calma, à confiança e à transformação. Não existem protocolos pré-definidos, porque não existem duas peles iguais nem duas histórias de envelhecimento iguais”, afirma.

 
 
 
 
 
Ver esta publicación en Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Una publicación compartida de O Outro Lado Podcast (@ooutroladopodcast)

No pós-verão, explica Rita, a pele revela de imediato os sinais da estação quente: desidratação, manchas mais visíveis, irregularidade na textura e, muitas vezes, maior sensibilidade. Condições como rosácea ou dermatite seborreica também podem agravar-se. Por isso, o cuidado nesta fase deve ser focado na reparação e proteção.

O pós-verão deve ser encarado como uma fase de recuperação. A limpeza deve ser suave, respeitando a barreira cutânea, enquanto a hidratação precisa de ser reforçada. É também o momento ideal para introduzir antioxidantes e ativos regeneradores que devolvam equilíbrio, luminosidade e conforto à pele”, aconselha. Entre os ingredientes-chave, destaca o ácido hialurónico, a vitamina C, a niacinamida, retinoides suaves e peptídeos que estimulam a produção de colagénio.

Rita alerta ainda para os erros comuns nesta fase. “Muitas pessoas tentam acelerar a recuperação usando esfoliantes agressivos ou despigmentantes fortes e esquecem-se do protetor solar. Tudo isso fragiliza ainda mais a pele”, explica. Apesar do uso de protetor, o sol deixa marcas acumulativas que podem resultar em manchas, perda de elasticidade e sinais de envelhecimento.

Para acelerar a recuperação, a médica recomenda tratamentos clínicos complementares como os skinboosters com vitaminas e aminoácidos, para corrigir manchas e melhorar textura são algumas das opções. Em casa, a utilização de séruns de vitamina C, cremes ou máscaras com ceramidas e ácido hialurónico ajuda a prolongar os resultados e manter a pele nutrida.

Quando questionada sobre a importância da prevenção, Rita é categórica: “Ainda há quem subvalorize medidas simples como limpeza diária, protetor solar, chapéu ou procurar sombra. São estas estratégias que verdadeiramente retardam o envelhecimento e preservam a saúde cutânea a longo prazo.”

Os três conselhos essenciais de Rita Sêco para o pós-verão resumem-se a hábitos simples, mas poderosos: usar protetor solar todos os dias, investir numa hidratação profunda e consistente e introduzir antioxidantes tópicos, complementando sempre que possível com tratamentos clínicos regeneradores. “Cuidar da pele é cuidar de si mesmo, da sua autoestima e do seu bem-estar. E isso não deve esperar pelo verão seguinte”, conclui.

ARTIGOS RECOMENDADOS