fit

Porto está à procura de participantes para um jogo de futebol nu (pode ganhar 100€)

Até 10 de fevereiro pode candidatar-se para integrar a performance "Organ Harvest" do artista londrino Eddie Peake.
Tem coragem para participar?

A Galeria Municipal do Porto está à procura de participantes que queiram mostrar o seu talento no futebol de sala. Os requisitos são poucos: estar nu e à vontade com a bola. Sim, leu bem. Trata-se de uma parceria entre esta entidade artística portuense e o artista londrino Eddie Peake. Os jogadores vão fazer parte de um jogo/performance, que é o que o criativo propõe na sua peça “Organ Harvest”.

O anúncio foi feito esta quarta-feira, 29 de janeiro, pela Galeria Municipal. Trata-se de um jogo de futebol entre dez jogadores (duas equipas com cinco membros cada). Os jogadores têm de estar nus e o árbitro é a única pessoa vestida. É sério e competitivo, sendo jogado de forma convencional, não se tratando, portanto, de um jogo encenado.

Duas simples mudanças fazem com que o jogo seja invulgar: o facto de decorrer no interior das instalações da galeria e a nudez dos jogadores. O equipamento resume-se a luvas para os guarda-redes e meias e sapatilhas para os jogadores. A cor das meias será o elemento diferenciador entre as equipas.

Para participar neste jogo-performance, os interessados têm de se identificar com o género masculino, ter experiência a jogar futebol de sala, em qualquer nível e ter disponibilidade para uma videochamada e sessão de preparação antes do jogo, marcada para 1 de março, sábado. Os participantes têm de autorizar serem filmados e fotografados. Cada jogador receberá 100€ pela participação.

“Organ Harvest” está inserida no programa “Fogo Fátuo” promovido pela Galeria Municipal do Porto. Trata-se de um evento que celebra e promove a “arte em movimento”, com entrada gratuita e que apresenta, segundo o diretor artístico da galeria, João Laia, citado pelo “Público”, “práticas que não cabem no formato de exposição”. 

Para o evento que vê a sua segunda edição decorrer este ano, depois da sua estreia em setembro de 2024, estão ainda confirmadas a harpista e compositora espanhola Angélica Salvi, a performer italiana Chiara Bersani, a pianista portuguesa Inês Condeço, entre outros artistas.

Voltando ao jogo, o mesmo terá duração de 45 minutos. Porém, esta não se trata da primeira partida do artista londrino, que já dinamizou desafios na Royal Academy of Arts, em 2012, e aquando do Euro2024, em Berlim, no Haus der Kulturen der Welt. A performance ganha um novo nome a cada apresentação.

As inscrições para participar na versão portuense devem ser feitas até 10 de fevereiro, segunda-feira, através do email galeriamunicipal@nullagoraporto.pt. Pode consultar mais informações no site da Galeria Municipal do Porto.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA