fit

Porto recebe curso de primeiros socorros pediátricos para pais (já se pode inscrever)

O programa é orientado por especialistas e integra uma vertente prática que inclui o treino de manobras de emergência.
Imagem: Centro do Bebé do Porto.

O Centro do Bebé abriu em Lisboa, em 2022, e desde então afirma-se como a única marca de apoio à parentalidade, com expressão nacional. No início deste ano, o conceito chegou ao Porto, com uma unidade completa de cuidados perinatais e uma nova perspetiva sobre o acompanhamento às famílias, na transição para a parentalidade e ao longo das várias fases da infância.

Com o foco na promoção da confiança dos pais nos cuidados aos bebés e miúdos, o espaço oferece uma ampla oferta de cuidados clínicos, como ginecologia, obstetrícia, psiquiatria e psicologia perinatal, fisioterapia pélvica, pediatria, fisioterapia pediátrica, consulta de amamentação, nutrição, sono do bebé e da criança, terapia da fala, entre outros.

Para um maior suporte à parentalidade e promoção de uma experiência parental confiante — e, sobretudo, informada — chegam também ao Centro, diferentes cursos e workshops desde o de pré-parto, ao de Introdução Alimentar Responsiva e, também, o curso de primeiros socorros pediátricos.

Este último apresenta-se como uma formação teórico-prática, destinada a pais, avós, tios, cuidadores e a todos os interessados em aprender a agir de forma adequada e atempada em situações de emergência com bebés e miúdos pequenos. 

A formação é desenvolvida pelo Centro do Bebé, sendo orientada por pediatras experientes. “O objetivo é capacitar os participantes a reconhecer os casos de verdadeira emergência, bem como a reagir em diversos cenários, desde incidentes mais comuns, como um simples arranhão ou um episódio febril até situações mais críticas, como quedas, ingestão de tóxicos, engasgamentos ou necessidade de manobras de suporte básico de vida”, começa por explicar à NiP, Rute Vaz, pediatra do Centro e uma das formadoras do curso.

Com aprendizagens teóricas e práticas, e com recurso a materiais de simulação, o Curso de Primeiros Socorros Pediátricos do Centro do Bebé, cobre os princípios básicos de socorrismo e também aborda as respostas corretas a acidentes e emergências pediátricas, incluindo traumatismos, acidentes, queimaduras, feridas, febre e doença aguda, convulsões, picadas, reações alérgicas, engasgamento, reanimação e suporte básico de vida.

Vai aprender técnicas de reanimação.

“O objetivo é promover a segurança e a confiança dos cuidadores para enfrentarem com tranquilidade as pequenas eventualidades do dia-a-dia, e ensiná-los, por outro lado, a reconhecer e a atuar corretamente nos casos de verdadeira emergência”, reforça a especialista.

Com foco também na segurança do ambiente doméstico, o curso ensina ainda a preparar a casa para prevenir acidentes, a estruturar uma caixa familiar de pequenos socorros e, até nos casos de emergência, a pedir socorro de forma eficaz: o que fazer, para quem ligar e o que dizer em cada situação.

Para complementar, a formação dá acesso a conteúdos exclusivos no site do Centro, com algumas fichas e vídeos demonstrativos das manobras de desengasgamento e reanimação, que ficam disponíveis durante os seis meses seguintes à realização do mesmo.

O curso de primeiros socorros pediátricos tem uma carga horária de sete horas e realiza-se num só dia. Acontece já no próximo sábado, 9 de novembro, entre as dez e as 18 horas, nas instalações do Centro do Bebé do Porto, na Avenida da Boavista, e será orientado pela pediatra Rute Vaz. Depois, o curso passará também pelas instalações de Lisboa, a 5 de janeiro, conduzido pela pediatra Diana Amaral. O espaço fica perto da estação de metro Casa da Música.

A inscrição individual tem um custo de 90€. Se preferir, pode ser feita em casal (entre os pais ou os cuidadores do mesmo bebé, seja mãe, pai, avô, avó, tia ou ama), e tem um custo de 150€. As inscrições podem ser realizadas por email infoporto@nullcentrodobebe.pt ou através do número 210 939 662. 

A unidade do Porto conta ainda com instalações criadas de raiz para o trabalho com grávidas, casais e pais com bebés e miúdos pequenos, com o objetivo de oferecer uma experiência imersiva e completa de cuidados e bem-estar para famílias. Para isso, a sala de espera foi pensada para se destacar das convencionais, com uma área lounge que inclui diferentes espaços, bem como uma pequena cozinha onde os pais podem aquecer a comida dos bebés ou fazer um chá. 

Por toda a unidade existe ainda uma curadoria de puericultura, que os visitantes podem experimentar e usar durante o tempo que passam no Centro do Bebé. Já nos cuidados, em todas as especialidades clínicas e não clínicas, a abordagem é multidisciplinar, com articulação estreita entre os vários elementos da equipa e permite à família encontrar, num só espaço, tudo o que necessita nas várias etapas do planeamento à transição para a parentalidade.

 

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA