Os kickturns, ollies e nollies, grinds 50-50 ou de nose, os hardflips e os 360 estão de regresso à cidade. O skate é bem reconhecido pelas suas grandes manobras e poderá apreciá-las entre os dias 6 a 8 de outubro, sexta-feira a domingo, no Queimódromo. Esta zona da cidade recebe a quarta e última etapa da Liga Pro Skate, competição da modalidade olímpica de skateboarding na variante street.
As duas edições anteriores arrancaram no Skate Park do Parque Desportivo de Ramalde. No entanto, este ano os holofotes que encerram a prova estão direcionados para o Queimódromo, local habituado a receber grandes eventos como a Queima das Fitas do Porto ou o Primavera Sound.
No local, será montada uma estrutura de rampas de madeira que junta obstáculos com escadas, rampas e ferros. Haverá ainda uma zona de quarters no topo e pirâmides no centro. “Este conjunto promete proporcionar múltiplas possibilidades aos cerca de 200 skaters que o vão experimentar”, afirma o portal de notícias da empresa municipal Ágora.
A maioria dos participantes são portugueses, mas também se espera a participação de estrangeiros inscritos noutras federações que integrem o World Skate, entidade que dirige o skateboarding a nível internacional e reconhecido pelo Comité Olímpico. A competição arrancou em Portimão e já passou por Cascais e Almada. O calendário da liga encerra agora no norte com atletas dos sub-11 e master (maiores de 30 anos) em ação. Praticantes de skate adaptado também vão participar.
A etapa portuense definirá os vencedores de todos os escalões, mas irá também apurar os melhores oito atletas de cada categoria principal: Open Feminino e Open Masculino, para a derradeira fase do campeonato nacional, que inclui as meias finas e a final. Na liga ainda serão apurados os nomes que vão integrar a seleção nacional nas provas de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.