Desde 2015, que o programa municipal “Dias com Energia” procura promover um estilo de vida mais ativo e saudável entre a população portuense. Trata-se de uma iniciativa semanal, que oferece aulas gratuitas de Pilates, ioga, tai chi e método De Rose, aos sábados e domingos de manhã.
Com a chegada do outono, chega também a instabilidade do clima, com dias de frio e chuva que impossibilitam a realização destes eventos em jardins e parques do concelho, como é habitual nos meses de verão. Todavia, no Porto não há desculpas para não mexer o corpo, já que o programa “Dias com Energia” regressa, oficialmente, ao seu formato de inverno — e assim continuará até maio do próximo ano.
Nesse sentido, todos os sábados de manhã, a iniciativa promove aulas gratuitas de diversas modalidades em quatro pavilhões municipais. As atividades, que decorriam nos jardins do Palácio de Cristal, acontecem agora no Pavilhão Fontes Pereira de Melo. As aulas, neste espaço, dividem-se em Pilates às nove horas, ioga às dez e tai chi às 11 horas.
Já a programação do Parque da Pasteleira muda-se para o Pavilhão do Viso, com tai chi às 9h30 e ioga às 11 horas. O plano do Parque Oriental da Cidade do Porto transita para o Pavilhão do Lagarteiro, com ioga às 9h30 e Pilates às 11 horas. Por fim, a oferta do Parque do Covelo vai realizar-se agora no Pavilhão Pêro Vaz de Caminha, com aula de Pilates marcada para as nove horas e ioga para as dez horas.
Todas as atividades são planeadas e orientadas por profissionais de educação física e abertas a pessoas de qualquer idade e nível de experiência. A partir deste mês de novembro, a iniciativa vai decorrer sempre aos sábados, até final de maio de 2025.
A participação está aberta a todos os interessados e, apesar de ser gratuita, requer inscrição prévia online, até às 17 horas de cada sexta-feira.
No mês passado, o Porto ganhou mais um ginásio da cadeia low cost Fitness UP. Carregue na galeria para conhecer o novo espaço em Monte dos Burgos.