O Legasea é a materialização daquilo que foi a experiência de Frederico Morais enquanto atleta. Tudo começou aos sete anos e foi a presença constante do pai e o apoio da família que lhe deram a certeza de que a sua vida passaria pelo surf profissional. É neste sentido que surge esta iniciativa, que além de um conjunto de eventos, procura assumir um compromisso com as novas gerações de surf. Para dar vida a este compromisso, o atleta português conta com o apoio da MEO há mais de 14 anos assim como da Ericeira Surf & Skate.
A entrada em campeonatos deu uma oportunidade ao surfista de perceber que a competição era o que o movia a ir mais além. Todavia, ao longo dos últimos 23 anos, constatou que a experiência que adquiriu ultrapassou o formato da competição. Desta forma, o Legasea Tour procura criar uma narrativa coletiva focada nas competências e na essência de cada indivíduo.
“Devolver à comunidade do surf e a todos os que gostam, tal como eu, de surfar, o apoio e o reconhecimento que tenho recebido ao longo destes anos sempre foi um objetivo claro para mim”, afirma o atleta. Trata-se então de um formato inovador, composto por três rondas. Para o resultado, conta o somatório das três, para definir assim a classificação no leaderboard, ou seja, como não há eliminações, é uma competição onde há vencedores, mas não vencidos.
Mais do que encontrar talentos, o Legasea Tour é um programa de performance desportiva e de desenvolvimento pessoal, dirigido a jovens até aos 14 anos. Depois do sucesso da edição em Lisboa, na Costa da Caparica, entre os dias 7 e 8 de abril, a competição sub-14, feminino e masculino, chega ao norte do País. Será disputada nas praias de Leça da Palmeira ou na Praia Internacional do Porto. O local será escolhido na data do evento tendo em consideração as condições atmosféricas, sobretudo o estado do mar.
A iniciativa não só inclui muito surf e boas ondas, como também palestras com o atleta Frederico e outros convidados. O pai do atleta, Nuno Morais, também estará presente, com o objetivo de testemunhar a sua experiência e envolver as famílias destes jovens que participam no campeonato.
O início das atividades está marcado para sábado, dia 16 de setembro, pelas 8 horas com o check in dos atetlas. A primeira e a segunda ronda da competição serão disputadas neste dia, começando pelas 9 horas. Já no domingo, o início da prova e da terceira ronda é pelas 9 horas e ao longo do dia acontecem as diversas palestras assim como a entrega de prémios. Os interessados podem realizar a inscrição online.