fit

Testes gratuitos à Covid-19 no Porto vão prolongar-se até janeiro

Medida da autarquia tem como objetivo reforçar a testagem e garantir a segurança dos portuenses.
Fotografia de Filipa Brito para Porto.

Vai ser prolongado durante o mês de janeiro o período de testagem à Covid-19 disponibilizado pela Câmara Municipal do Porto (CMP), que inicialmente estava previsto apenas até 31 de dezembro. A medida prende-se com o aumento da procura dos centros disponibilizados e a necessidade de manter a segurança face ao crescente número de casos de infetados no País.

“Atendendo aos 78 mil testes à Covid-19 realizados pelo Município do Porto até ao início desta semana, a Câmara Municipal do Porto decidiu alargar o período de testagem”, explica a autarquia no seu site.

De 29 a 31 de dezembro, estarão em funcionamento na cidade 12 centros de testagem em vez dos habituais 18, uma vez que os centros da POC Medical Care já esgotaram os testes que lhes foram destinados pela CMP. Assim, estes retomarão a sua atividade a partir de 1 de janeiro.

Quanto aos centros disponíveis, estão espalhados por locais tão distintos da cidade como a Trindade, a Praça D. João, a Praça de Parada Leitão, o estacionamento do Parque da Cidade, a Praça dos Poveiros, a Rotunda da Boavista, o Palácio de Cristal ou a Estação Campanhã. Os horários também são alargados, havendo postos que abrem às 7h30 e alguns que funcionam até às 2 horas da manhã. A lista completa com os centros e os respetivos horários pode ser consultada no site da autarquia.

Recorde-se que os centros de testagem disponiibilizados pela CMP realizam gratuitamente testes de antigénio e podem ser usados não só por portuenses como por qualquer pessoa, incluindo estrangeiros.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA