Marque na agenda porque a segunda edição da Porto-Gaia Granfondo vai para a estrada a 2 de abril, domingo. A primeira edição aconteceu no ano passado e reuniu 1200 participantes de diferentes idades e categorias.
Como se percebe pelo nome, a prova de cicloturismo liga o Porto a Vila Nova de Gaia, com início no centro da cidade e final marcado para a Serra do Pilar. Pelo meio, os atletas passarão por Gondomar, Penafiel, Castelo de Paiva, Arouca e Santa Maria da Feira. Aberta a atletas amadores e profissionais de diferentes idades, a prova divide-se em três distâncias, que podem ser o Minifondo, o Mediofondo ou o Granfondo, com 58 quilómetros, 103,5 quilómetros ou 160 quilómetros, respetivamente.
Em comum, todos os percursos seguem junto ao Douro, atravessam a barragem de Crestuma e vão até ao topo da EN222. É nesse ponto em que os atletas do Minifondo dão a volta para regressar, enquanto os restantes seguem até Castelo de Paiva, passando pela ponte de Entre-os-Rios. Os participantes da prova de Mediofondo regressam nesse ponto, quando os de Granfondo passam pelo Rio Paiva até Arouca e seguem depois até à subida de Gondramaz antes de regressar a Vila Nova de Gaia.
As inscrições já estão abertas e decorrem até 30 de março, sendo que em todas as categorias incluem o kit de participante, a medalha de participação para quem terminar, um diploma digital e o almoço. Os preços das inscrições são iguais para todos os percursos, variando entre os 40€ e os 48€ conforme a fase de inscrição e se é ou não um atleta federado.
“Mais do que a competição, estas maratonas em bicicleta promovem o ócio e o turismo entre os participantes. Neste caso, a prova atravessa estradas com distintos níveis de dificuldade, acompanhadas por paisagens naturais deslumbrantes”, diz a Ágora no seu site. Todas as informações estão disponíveis no site do evento.