fit

Vem aí mais uma edição da Meia Maratona do Porto

A prova acontece no próximo domingo, 18 de setembro, e contará com atletas de 61 nacionalidades.
Fotografia de Guilherme Costa Oliveira para Porto.

Os desportistas portuenses — e não só — já se podem preparar porque é no próximo domingo, 18 de setembro, que está marcada a 15.ª edição da Meia Maratona do Porto. A organização espera que alguns recordes sejam batidos.

A edição deste ano está dividida entre a prova de meia maratona com 21 quilómetros — na qual os atletas devem ter nascido em 2004 ou antes — e a mini maratona, uma prova aberta a toda a família com cinco quilómetros de distância. Quanto ao percurso, tem partida marcada para as 9 horas, sendo que este ano, devido às obras na Ponte D. Luís I, a corrida será feita apenas do lado do Porto e por isso começa e acaba na Avenida de Dom Carlos I (junto ao Jardim do Passeio Alegre).

Entre os milhares de atletas que vão participar na prova há inscrições de 61 nacionalidades, sendo a maioria da Europa. “De entre muitos nomes destacam-se os de Emmanuel Bor, do Quénia, e Abel Chebet, do Uganda, no setor masculino. No lado feminino, o destaque vai para a vencedora da Meia Maratona do Lisboa do ano passado, Ethlemahu Sintayehu Disse, e para Zinashwork Yenew Ambi, ambas da Etiópia. De Portugal, Paulo Rosário (Sporting de Braga) e Solange Jesus (Feirense) vão tentar revalidar o título conquistado no ano passado no Porto”, diz a Câmara Municipal do Porto no seu site.

Apesar de já estar agendada a entrega dos kits aos participantes para 16 e 17 de setembro ao longo de todo o dia no Alameda Shop & Spot, as inscrições poderão ser feitas até à última hora para as várias categorias. Ainda assim, cada uma delas tem um limite máximo de participantes.

Noutra perspetiva, convém saber que a realização desta Meia Maratona do Porto vai levar a alguns condicionamentos no trânsito, que começam logo a partir das 14 horas desta sexta-feira, 16 de setembro. Os principais locais onde as restrições começam são a Rua do Passeio Alegre, a Avenida de D. Carlos I, a Rua da Esplanada do Castelo e a Rua de D. Luís Filipe.

Como boa parte da zona ribeirinha da cidade terá algum condicionamento de trânsito, deverá consultar o site da Ágora para ver todas as limitações. Quanto às informações mais específicas sobre a Meia Maratona do Porto, estão disponíveis no site da prova.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA