fit

Zone: o novo estúdio boutique de Gaia reúne “o melhor de dois mundos”

Ali poderá ter acompanhamento especializado ou fazer treinos específicos, sempre com tecnologia que torna tudo mais divertido.
Abriu este sábado, 4 de novembro.

Os ginásios estão a mudar. As grandes salas de treino, cheias de máquinas, dão lugar a espaços intimistas e acolhedores. A decoração é mais requintada e com atenção aos detalhes. O serviço quer-se cada vez mais personalizado e adaptado às necessidades dos alunos. Os estúdios boutique são uma tendência que tem estado a ganhar força nos últimos anos. O mais recente abriu este sábado, 4 de novembro, em Vila Nova de Gaia.

O Zone Boutique Gym é o terceiro espaço de três amigos que gostam de “agarrar oportunidades e criar espaços de treinos com conceitos diferenciadores”.

Tudo começou quando Gonçalo e Francisco Lobo e o amigo Hélder Costa submeteram um projeto que lhes valeu a atribuição da concessão de um espaço muito querido da cidade de Vila Nova de Gaia, o Parque da Aguda. Apesar de trabalharem, até então, em áreas distintas — Gonçalo, de 33 anos, geria a empresa familiar de fabrico de utensílios de cozinha, enquanto o irmão trabalhava na Decathlon— sempre foram apaixonados por desporto. “O Hélder esteve sempre ligado profissionalmente à área, o meu irmão e eu é que não. Mas gostamos de tudo o que está relacionado com o exercício físico. Somos praticantes assíduos de padel e gostamos de experimentar, sempre que possível, novas modalidades”, conta à NiT o gerente do Zone.

Aquele primeiro projeto no parque foi um sucesso, resultado que os motivou a aprofundarem a paixão pelo desporto. E quando surgiu uma nova oportunidade de o fazerem, não a desperdiçaram. “Havia um espaço no centro de Vila Nova de Gaia onde podíamos expandir o nosso negócio, mas com um novo conceito.” A área e o pé direito dos armazéns que arrendaram permitiu o investimento numa das modalidades que acreditam estar em expansão no País, o bouldering, vulgarmente conhecido como escalada indoor. O desporto não chegava para rentabilizar o espaço, por isso, juntaram o crossfit à oferta.

Durante o ano que mantiveram os dois projetos, perceberam que faltava trazer um novo conceito para a marca. “Os espaços boutique são uma grande tendência porque as pessoas gostam cada vez mais de aproveitar a hora de treino para descansar”, diz Gonçalo Lobo à NiT. “É um conceito muito comum em Londres e que já se vê, por exemplo, em Lisboa. Mas nesta zona não havia nada. Em conversa com alguns alunos percebemos que estava na hora de investir num novo espaço de treino, completamente disruptivo.”

O grupo de amigos pegou “no melhor de dois mundos” para construir o novo Zone. “Vimos uma oportunidade de criar um espaço que pudesse oferecer o conceito de boutique, mas acrescentando alguns elementos que consideramos que são uma mais-valia, dos ginásios tradicionais. É o caso das aulas e da sala de musculação.”

Quando encontraram o local que procuravam — um edifício com três andares e um amplo rooftop para aulas outdoor quando o tempo permitir — começaram a pensar na decoração. Porém, optaram por pedir ajuda a especialistas na matéria. “Contratámos os serviços do gabinete Designers Mint e apresentámos as ideias que queríamos implementar no Zone. A equipa fez um projeto com elementos que combinam entre si”, explica Gonçalo Lobo.

Com cerca de mil metros quadrados, o espaço foi desenhado para evitar a sensação de vazio, muito comum nos conceitos em open space. Ali, tudo foi pensado com cuidado e requinte, características que estendem até nos balneários.

Cada atleta tem margem para definir o treino à sua medida: cumprir um plano elaborado por um PT, treinar livremente ou ir a uma aula. A tecnologia desempenha um papel essencial. “Cada máquina tem uma pequena televisão incorporada. Assim cada atleta pode ver o que quiser e o treino até passa mais rápido”, refere.

O espírito de exclusividade é uma das imagens de marca do novo clube em Vila Nova de Gaia e que se reflete no design do espaço e no equipamento de última geração. “Apostamos em materiais sustentáveis e de luxo, os próprios equipamentos do ginásio são de topo, com muita tecnologia, e acima de tudo montamos uma equipa capaz de tornar a experiência dos nossos sócios muito mais personalizada.”

A inscrição no Zone Boutique Gym custa 60€, valor que inclui um check-up, avaliação física e seguro anual — e pode ser feita online. Os preços das mensalidades variam consoante a frequência. Os passes livres custam 50€. Se quiser treinar duas

Carregue na galeria e veja mais imagens do novo espaço de treino premium em Vila Nova de Gaia.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA