O sonho de uma noite de verão chega este sábado ao Porto pela mão de William Shakespeare. No Espaço Musas, a clássica comédia “A Midsummer Night’s Dream” será apresentada ao ar livre, em inglês e com entrada gratuita, numa proposta que junta teatro, cultura e uma das noites mais agradáveis da semana. É apenas um dos muitos programas gratuitos que prometem animar a cidade durante os próximos dias.
Com temperaturas convidativas e o Primavera Sound a decorrer na cidade, não faltam motivos para sair de casa. Entre atividades dedicadas ao bem-estar, sessões de cinema, mercados, música e iniciativas culturais, reunimos algumas sugestões para aproveitar o fim de semana ao máximo.
Para quem gosta de manter uma rotina ativa, a sexta-feira começa com o Be Active Club, no Pólo Zero da Federação Académica do Porto. A iniciativa de entrada gratuita e organizada por estudantes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, decorre entre as 11h15 e as 13h15 e inclui uma sessão de aquecimento, uma mesa-redonda com profissionais das áreas do desporto e da nutrição, além de um momento de networking.
Ainda na Faculdade de Letras, durante a tarde, realiza-se o Her Voice. O evento pretende aproximar estudantes e jovens profissionais de mulheres que trabalham nas áreas do jornalismo, comunicação estratégica e multimédia. A sessão decorre entre as 16h15 e as 18h15, na sala 303 da FLUP, com entrada livre.
À noite, a sugestão passa pela Allmo, que volta a receber uma sessão do Cinema Club. O filme escolhido é “The Florida Project”, exibido em versão original com legendas em português. A iniciativa começa às 21 horas e permite ainda visitar a exposição “Aquelas Mulheres que Podem Destruir Tudo”, da artista Benedita Santos. A entrada é gratuita. Já quem preferir prolongar a noite pode seguir para os Maus Hábitos. A partir da meia-noite, o DJ A Boy Named Sue apresenta um set que cruza rock’n’roll, soul, funk, ritmos tropicais, punk e música eletrónica. A entrada também é livre.
O sábado arranca de forma mais tranquila com uma aula gratuita de alongamentos orientada por Sónia Cunha, do Balleteatro. A atividade acontece às 10h30 no The Editory Garden Hotel e foi pensada para promover o bem-estar, a flexibilidade e a prevenção de lesões através de exercícios adaptados a diferentes níveis de prática.
Ao longo de todo o fim de semana, a Praça do Marquês recebe a Feira da Cereja de Lamas. O mercado reúne produtores transmontanos e leva até ao Porto um dos frutos mais emblemáticos de Macedo de Cavaleiros. Além das cerejas frescas, a iniciativa pretende divulgar o património agrícola da região e valorizar os produtores locais. A entrada é gratuita e a feira pode ser visitada entre as 9 e as 19 horas.
Também no sábado, a partir das 15 horas, os Ranchos em Arruada percorrem várias ruas da cidade até à Praça do General Humberto Delgado. O desfile reúne grupos folclóricos e coletividades tradicionais que mantêm vivas as danças, os cantares e os trajes populares portugueses. Integrada no ambiente das celebrações sanjoaninas, a iniciativa promete levar animação às ruas e aproximar moradores e visitantes das tradições da cidade.
Para terminar o dia, às 19 horas, o Espaço Musas recebe “A Midsummer Night’s Dream”. A peça, apresentada pela companhia Shakespeare na Horta, recupera uma das obras mais conhecidas do dramaturgo inglês num formato informal e aberto à cidade. Entre sonhos, desencontros e histórias de amor, esta é uma oportunidade para assistir gratuitamente a teatro ao vivo numa das noites mais agradáveis do fim de semana.
Sexta-feira, 12 de junho
10 horas — Participe no clube de poesia da Biblioteca Poética Almeida de Andrade.
11h15 — Encontro do Be Active Club no Pólo Zero.
16h15 — Encontro para mulheres profissionais Her Voice na FLUP.
18 horas — Visite a exposição “Inventarium: Derivas da Forma” na Casa Comum.
19 horas — Visita guiada à mostra “Yūgen” que transforma o Japão numa poesia visual no Porto na Casa Comum.
21 horas — Assista o filme “The Florida Project” no Allmo.
Meia-noite — DJ set do A Boy Named Sue no Maus Hábitos.
Sábado, 13 de junho
7 às 13 horas — Feira da Senhora da Hora, com produtos que vão desde os queijos artesanais ao calçado.
8 às 13 horas — Feira da Vandoma, com artigos vintage e em segunda mão, como utensílios domésticos, vestuário e ferramentas, no Feiródromo de Campanhã.
8 às 13 horas — Feira de produtos biológicos, no Parque da Cidade.
9 às 16 horas — Feira de Custóias, com produtos alimentares frescos e têxteis.
9 horas — Aula de Pilates nos Jardins do Palácio de Cristal.
9 às 19 horas — Feira da Cereja de Lamas na Praça do Marquês.
9h30 — Aula de tai chi no Parque da Pasteleira.
10 horas — Aula de ioga no Parque do Covelo.
10h30 — Aula de alongamentos no The Editory Garden Hotel.
11 horas — Hora do conto para miúdos na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.
15 horas — Desfile dos Ranchos em Arruada pela Baixa do Porto.
19 horas — Assista o filme “A Midsummer Night’s Dream” no Espaço Musas.
Domingo, 14 de junho
7 às 13 horas — Feira dos Passarinhos, para comercialização da espécie como animal de companhia e os acessórios essenciais para o seu cuidado, manutenção e criação, no Feiródromo da Campanhã.
9 às 19 horas — Feira da Cereja de Lamas na Praça do Marquês.
10 às 19 horas — Jogos tradicionais na Praça da Batalha.
10 às 20 horas — Espreite as propostas de artesanato no Mercado da Batalha.
11 horas — Oficina de desenho “As Bibliotecas Vistas a Partir das Nuvens” na Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio.
11 horas — Aula de meditação no Parque da Asprela.
11 horas — Aula de ioga no Parque da Cidade.







