na cidade

10 atividades gratuitas para fazer este fim de semana no Porto

Os próximos dias são marcados por grandes estreias e inaugurações artísticas. Veja as nossas sugestões.
Há exposições de arte que não pode perder.

A chuva vai dar tréguas este fim de semana. Apesar da previsão de frio, aproveite os próximos dias para sair de casa e participar nas diversas atividades gratuitas, que há por toda a cidade. Vista o casaco, calce umas luvas e veja alguns dos eventos gratuitos que a NiP juntou para si.

Este sábado, 20 de janeiro, as atenções vão estar todas viradas para as ruas de Porto, pois vem aí um desfile que vai juntar mais de 300 automóveis clássicos. Trata-se de um dos maiores percursos europeus de carros do século XX, com a presença de marcas como MG, Jaguar, Triumph, Lotus, Rolls Royce, Bentley, Ford, entre outras. 

O passeio está marcado para as 9 horas, na Avenida de D. Carlos I, na Foz do Douro. O meio do percurso inclui ainda uma passagem pelo Museu Ferroviário, uma visita na Adega da Quinta do Encontro com almoço incluído e acaba com uma visita ao Museu do Vinho da Bairrada.

Esta sexta-feira, 19 de janeiro, acontece a estreia nacional do espetáculo “One Song”, que assinala as comemorações do 92.º aniversário do Teatro Rivoli no Porto. Falamos de uma competição no meio do palco, que contará com a participação do público. A sessão está prevista para as 19h30 e poderá ainda assistir no dia seguinte, sábado 20 de janeiro, no mesmo horário e pelas 21 horas.

Estas são apenas algumas das tantas atividades que poderá fazer este fim de semana no Porto. Espreite a seguir as nossas restantes sugestões.

Sexta-feira

16/18 horas — Exposição “A Tentação dos Significados”. Até 17 de fevereiro, poderá ver esta mostra de Benvindo de Carvalho na Cooperativa Árvore. A exposição junta uma obra contínua de oscilação entre a abstração e uma vaga figuração, corporizada na representação de formas.

17 horas — Exposição “As Razões do Mundo”. A Biblioteca Municipal Florbela Espanca vai prestar homenagem a Eugénio de Andrade, com um programa abrangente que inclui uma mostra de manuscritos, exemplares de primeiras edições de livros, dedicatórias, fotografias e pinturas. Poderá ser visitada até ao dia 24 de fevereiro. No sábado, irá decorrer pelas 15 horas um laboratório de poesia.

Sábado

15h30 — Conversas no Centro Português de Fotografia, na Antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto. O centro recebe o primeiro ciclo de conversas com o tema “Retrato: Do Próprio ao Universal”, que contará com a participação e moderação de fotógrafos, artistas e colecionadores, como Bruno Silva, Helena Marques e Inês Moura.

16 horas — Valter Hugo Mãe no Porto de Encontro. O famoso autor apresenta o seu novo romance “Deus na Escuridão”. O evento decorrerá no Teatro Nacional de São João e conta com Carlos Reis e Emília Silvestre como convidados especiais.

16/20 horas — Inaugurações Simultâneas de Miguel Bombarda. A primeira edição de 2024 das inaugurações artísticas do maior quarteirão de artes portuense inclui visitas guiadas, aulas abertas, dança social participativa e música ao vivo.

17 horas — Visita guiada por José Pedro Croft à Exposição-Coleção Peter Meeker. A mostra decorre na Casa de São Roque e junta uma série de obras de José Pedro Croft, onde o foco é a noção de escala e a revisitação de vários períodos artísticos, desde o bronze ao gesso, passando pela pintura e o metal.

21 horas — Future Jazz, o futuro da música clássica tem encontro marcado na sala 2 da Casa da Música onde irá fundir-se com um pouco de rock. Será um misto entre festival e concurso, aberto à participação do público de todas as idades.

Domingo

10/19 horas — Mercado da Alegria. O Jardim do Passeio Alegre prepara-se para receber a primeira edição do ano do mercadinho urbano, que junta diversas propostas de artesanato, gastronomia, vestuário, cerâmica e fumeiro.

Aproveite ainda o fim de semana para conhecer o novo restaurante do Porto onde pode comer tudo o que quiser por 11,95€. Carregue na galeria para conhecer algumas das propostas do espaço.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA