Vem aí mais um fim de semana e, apesar do mau tempo não querer dar tréguas, a cidade tem diversas atividades gratuitas a decorrer ao longo destes três dias e ideais para passar tempo em família, com os amigos ou até na sua própria companhia. Desde mercados na rua a exposições de arte, pegue na gabardina, na câmara fotográfica e aproveite um fim de semana em cheio.
Desde setembro que o festival “Sons no Património” andava a encher dos mais diversos estilos musicais, várias cidades da Área Metropolitana do Porto. Para este sábado, 4 de novembro, está marcado o concerto que encerra a edição 2023 do festival, que acontece na Igreja de São Pedro de Sobreira, em Paredes, com Aníbal Zola no palco pelas 21h30.
Por outro lado, e como parte da missão do Alameda Shop&Spot de aproximar a cultura da cidade, na quinta-feira, dia 2 de novembro, inaugurou a exposição do artista João Sottomayor. As obras do artista estão carregadas de um expressionismo tipográfico com caracteres, símbolos e hieróglifos. Esta mostra estará patente durante todo o mês de novembro e é um plano perfeito para resguardar-se da chuva.
Estas são apenas duas das tantas dinâmicas que vão decorrer este fim de semana na cidade, todas com entrada livre. De seguida conheça as restantes sugestões que a New in Porto juntou para si.
Sexta-feira, 3 de novembro
Mercado na Batalha — Por mais um fim de semana, até ao sábado, o mercadinho de rua volta a encher a Praça da Batalha, com diversas propostas que vão desde o artesanato até à gastronomia. Aberto ao público das 10 às 19 horas, pode ainda aproveitar para passear pela icónica Rua de Santa Catarina.
Exposição “Unapologetical” — Entre as 16 e as 20 horas decorre no Espaço AL859 na Rua da Alegria, a inauguração da mais recente exposição de Eva Resende. Nesta mostra, a artista portuguesa explora a teoria da pulsão de vida e de morte, tal como elaborado na teoria psicanalítica de Melanie Klein, mas expressado através de um arquivo foto biográfico.
Autor do Mês na Livraria Lello — Todos os meses, a icónica livraria portuense tem vindo a promover uma série de conversas intimistas com premiados escritores. Esta sexta-feira, pelas 21 horas, é a vez do autor espanhol Enrique Vila-Matas que combina nas suas obras ensaio, crónica jornalística e novela.
Sábado, 4 de novembro
Porto Vinyl Market — O afamado mercado musical está de regresso este sábado, a partir das 14 horas, ao Maus Hábitos com um “banquete” de discos, livros, revistas e demais objetos sobre a cultura musical.
Miragaia foi à Guerra — Como forma de recordar e homenagear os cerca de um milhão de homens que partiram entre 1961 e 1974 para combater a guerra em Angola, Guiné e Moçambique, Maria José Lobo Antunes preparou um memorial, que acontece pelas 19 horas no Auditório do Grupo Musical de Miragaia.
III Festival Internacional de Órgão e Música Sacra — A Sé do Porto recebe pelas 21h30 este festival que traz concertos e artistas nacionais e internacionais a diversos monumentos da cidade. Neste dia poderá assistir ao concerto de dois órgãos históricos pela mão de Richard Brasier (inglês) e Tiago Ferreira (português).
Domingo, 5 de novembro
Mercado da Alegria — Domingo é sinónimo de estar com a família e não haverá melhor plano que passear pelo Jardim do Passeio Alegre e aproveitar o tradicional mercadinho de rua com propostas que passam pela cerâmica até ao vestuário. Das 10 às 19 horas.
Cars’N’Cans — É um conceito oldschool que junta carros antigos com artistas de graffiti, duas mentalidades diferentes juntas no mesmo espaço. O Hipercentro do Porto recebe esta dinâmica entre as 10 e as 18 horas e pode ainda esperar a atuação ao vivo de DJ, um grupo de dança e ainda um grupo de teatro que procura interagir com o público.
Pode ainda aproveitar o fim de semana para um passeio pela cidade. Carregue na galeria para conhecer os seis jardins mais antigos do Porto.