na cidade

12 atividades gratuitas para aproveitar no Porto este fim de semana

Das oficinas para os miúdos aos habituais mercadinhos, há muito para descobrir na cidade.
Aproveite o bom tempo.

Não interessa se no resto do País parece que já chegou o verão enquanto o Porto ainda entra a medo na primavera, o importante é que as previsões para o fim de semana não indicam chuva e, por isso, tem vários motivos para sair de casa. Além de apanhar um pouco de sol, pode sempre aproveitar as várias atividades gratuitas que a cidade tem para oferecer.

O fim de semana começa com as atividades para os miúdos logo no sábado, 15 de abril. A Biblioteca Municipal Almeida Garrett apresenta mais uma edição de Sábados a Contar, desta vez dedicada ao livro “A Montanha de Livros Mais Alta do Mundo”, de Rocio Bonilla. A mesma biblioteca tem ainda as Oficinas com Estória, que falarão de “A Menina que Detestava Livros”, de Manjusha Pawagi.

Também para os miúdos, mas desta vez no Museu Romântico, chega a oficina “Expedição ao Planeta Imaginação”. Pensada em conjunto com o Coletivo Arisca, a atividade levará as famílias a desenhar o que se encontra nesse tal planeta.

O projeto “Poesia Andante” volta às ruas com a poesia de Eugénio de Andrade, que vai ser lida publicamente nas estações de metro da Trindade, São Bento, Bolhão e Casa da Música. A interpretação ficará a cargo de diferentes artistas.

As conversas que destacam livros de Agustina Bessa-Luís continuam através do programa “Leitores de Agustina”. Desta vez, no sábado, o auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett vai receber uma conversa entre Hélia Correia e Mónica Baldaque sobre os títulos “Fanny Owen” e “Primeiros Contos e Outros Contos”.

Ainda em linha com estas opções mais culturais, a exposição “Eugénio de Andrade, A Arte dos Versos”, continua patente na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, assinalando o centenário do poeta. A mostra conta com objetos pessoais do escritor e documentos inéditos.

Como habitual, os mais ativos poderão contar com atividades como os Dias com Energia ou os Domingos em Forma. Quem prefere fazer compras tem também os habituais mercadinhos da cidade, aos quais se junta o Flea Market.

Para quem não se importa de investir nas atividades de fim de semana, pode visitar o Museu Nacional Soares dos Reis com a sua nova exposição, o regressado espetáculo imersivo “Spiritus” na Igreja dos Clérigos ou até a edição de Vinhos a Descobrir Spring Edition para os amantes de vinhos.

Sexta-feira

10 horas — Abertura da exposição “Eugénio de Andrade, A Arte dos Versos”, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, que pode ser visitada até às 18 horas.

10 horas — Começa o Mercado da Páscoa, que fica até às 20 horas na Praça da Batalha.

Sábado

9 horas — Os Dias com Energia levam atividades como ioga, pilates ou tai-chi aos vários pavilhões municipais do Porto.

10 horas — Início do Mercado Porto Belo, que decorre até às 19 horas, na Praça Carlos Alberto.

10 horas — Começa o Mercado da Páscoa, que fica até às 20 horas na Praça da Batalha.

10 horas — Abertura da exposição “Eugénio de Andrade, A Arte dos Versos”, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, que pode ser visitada até às 18 horas.

11 horas — Arranca a atividade “Poesia Andante”, sobre a obra de Eugénio Andrade, que ficará nas estações da Trindade e de São Bento até às 12h30.

11 horas — Começa a oficina “Expedição ao Planeta Imaginação”, no Museu Romântico.

11 horas — Início da sessão dos Sábados a Contar, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, sobre o tema “A Montanha de Livros Mais Alta do Mundo”, de Rocio Bonilla.

14 horas — Começa o Flea Market, na Praça da República, que durará até às 19 horas.

14h30 — Arranca a atividade “Poesia Andante”, sobre a obra de Eugénio Andrade, que ficará nas estações do Bolhão e da Casa da Música até às 16 horas.

15h30 — Sessão de Oficinas com Estória sobre “A Menina que Detestava Livros”, de Manjusha Pawagi, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

18h30 — Início da sessão “Leitores de Agustina”, no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

Domingo

9 horas — Abertura do Mercado da Alegria, que leva o artesanato ao Jardim do Passeio Alegre até às 18 horas.

10 horas — Começa o Mercado da Páscoa, que fica até às 20 horas na Praça da Batalha.

10 horas — O Parque Oriental da Cidade do Porto recebe as habituais caminhadas do Domingos em Forma, com o ponto de encontro marcado para o Pavilhão Municipal do Lagarteiro.

11 horas — Arranca a atividade “Poesia Andante”, sobre a obra de Eugénio Andrade, que ficará nas estações da Trindade e dos Aliados até às 12h30.

14h30 — Arranca a atividade “Poesia Andante”, sobre a obra de Eugénio Andrade, que ficará nas estações da Casa da Música e da Trindade até às 16 horas.

Se for sair até de madrugada no fim de semana — ou noutras alturas —, há vários sítios no Porto onde pode comer fora de horas. Carregue na galeria para descobrir alguns.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA