Esqueça o frio e aproveite o fim de semana para sair de casa porque parece que depois deste a chuva vai voltar. Não se preocupe com a carteira porque a cidade está cheia de atividades gratuitas.
Começando pelos miúdos, têm como habitual as atividades das bibliotecas como os Sábados a Contar, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, onde desta vez o tema será “A Semente Má”, de Jory John. As Oficinas com Estória, por sua vez, vão destacar “De Sol a Sonho”, de Raúl Malaquias Marques.
Também no sábado, 4 de março, o Museu Guerra Junqueiro vai receber a oficina “Que cheirinho anda no ar?”, orientada por Inês Ferreira. Aqui, os miúdos a partir dos três anos vão poder aprender como a higiene evoluiu ao longo dos anos.
Num ponto de vista mais cultural, conte com uma visita guiada gratuita ao renovado Batalha Centro de Cinema. É uma forma de conhecer melhor o espaço e os detalhes da sua história e arquitetura.
A Exposição de Camélias do Porto também está de volta à cidade este sábado e domingo e vai fixar-se no Parque de São Roque. Aqui poderá não só descobrir mais sobre estas flores como até comprar alguns exemplares.
Para os fãs de literatura, a exposição “Eugénio de Andrade, A Arte dos Versos”, continua patente na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, assinalando o centenário do poeta. A mostra conta com objetos pessoais do escritor e documentos inéditos.
Por sua vez, as grávidas ou recém-mamãs vão poder participar em mais uma edição do Mercadinho do Bebé, na Alfândega do Porto. O evento conta com a participação de várias marcas ligadas a puericultura e disponibiliza alguns workshops que podem ser úteis nesta etapa da vida.
Como habitual, conte ainda com as atividades mais físicas como os Dias com Energia ou os Domingos em Forma. Se preferir, pode ainda visitar um dos vários mercadinhos espalhados pela cidade.
Sexta-feira
10 horas — Abertura da exposição “Eugénio de Andrade, A Arte dos Versos”, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, que pode ser visitada até às 18 horas.
10 horas — Início do Mercado na Batalha, na Praça da Batalha, que dura até às 18 horas.
Sábado
9 horas — Os Dias com Energia levam atividades como ioga, pilates ou tai-chi aos vários pavilhões municipais do Porto.
10 horas — Início do Mercado Porto Belo, que decorre até às 19 horas, na Praça Carlos Alberto.
10 horas — Abertura da exposição “Eugénio de Andrade, A Arte dos Versos”, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, que pode ser visitada até às 18 horas.
10 horas — Início do Mercado na Batalha, na Praça da Batalha, que dura até às 18 horas.
10 horas — Abertura da Exposição de Camélias do Porto, no Parque de São Roque, que pode ser visitada até ao final do dia.
10 horas — Início do Mercadinho do Bebé, que fica na Alfândega do Porto até às 19 horas.
11 horas — Atividade Sábados a Contar, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, sobre o tema será “A Semente Má”, de Jory John.
11 horas — Oficina “Que cheirinho anda no ar?”, no Museu Guerra Junqueiro.
11h30 — Começa a visita guiada ao Batalha Centro de Cinema.
15h30 — Início das Oficinas com Estória, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, sobre “De Sol a Sonho”, de Raúl Malaquias Marques.
Domingo
10 horas — Abertura do Mercado da Alegria, que leva o artesanato ao Jardim do Passeio Alegre até às 19 horas.
10 horas — O Parque Oriental da Cidade do Porto recebe as habituais caminhadas do Domingos em Forma, com o ponto de encontro marcado para o Pavilhão Municipal do Lagarteiro.
10 horas — Abertura da Exposição de Camélias do Porto, no Parque de São Roque, que pode ser visitada até ao final do dia.
Se for à exposição de camélias, aproveite para dar um passeio pelo Parque de São Roque, que foi recentemente renovado. Carregue na galeria para ver como ficou.