Apesar de as previsões para o fim de semana serem de chuva e aguaceiros, há muitos motivos para sair de casa e aproveitar o que o Porto tem para oferecer. Sobretudo porque nem precisa de gastar dinheiro para fazer algo diferente.
Como habitual, o fim de semana começa com atividades para os miúdos. O Museu do Vinho do Porto apresenta a oficina “Paisagens Pendentes”, no sábado, 27 de maio. Criada em parceria com o Coletivo Arisca, a atividade aproveita as manualidades para ensinar aos miúdos as diferentes profissões que envolvem a região do Douro.
Também no sábado mas desta vez no Reservatório, a Cooperativa Frenesim apresenta a “Máquina de ouvir a cidade”. Nesta atividade vai ser possível olhar para o passado para pensar o futuro, através de elementos como a topografia, escritos ou fotografias antigas.
Para quem prefere algo mais erudito, a Sé Catedral do Porto vai receber o Concerto de Órgão com Pedro Monteiro. O espetáculo acontece no sábado à tarde, integrado no Ciclo Max Reger. Uma nova edição de “Escuta Ativa” está marcada também para sábado, na Fototeca Municipal do Porto. A escolha foi feita pela ilustradora Clara Não e recaiu em “Dinamite”, álbum de estreia de Dina.
Os mais aficionados das festas e dos santos populares como o São João podem já correr para a Rotunda da Boavista porque os divertimentos passam a estar disponíveis desde esta sexta-feira. Além de carrinhos de choque, carrosséis e jogos tradicionais, o recinto contará com uma zona de comida onde não faltam sardinhas ou farturas.
Este fim de semana conte ainda com as diferentes atividades desportivas como os Dias com Energia e os Domingos em Forma. Se preferir, pode dar uma volta pelos mercadinhos da cidade.
Para quem não se importa de gastar algum dinheiro, este fim de semana conta ainda com mais uma edição do North Music Festival — onde estarão as bandas portuenses Jafumega e Trabalhadores do Comércio —, pode visitar a exposição imersiva “Living Van Gogh” ou até levar os miúdos ao Sea Side para ver a Porquinha Peppa.
Sexta-feira
10 horas — Começa o Mercado na Batalha, que fica até às 19 horas na praça da Batalha.
14 horas — Abertura dos divertimentos na Rotunda da Boavista, onde poderá ir até à uma da manhã.
Sábado
9 horas — Os Dias com Energia levam atividades como ioga, pilates ou tai-chi aos vários pavilhões municipais do Porto.
10 horas — Abertura do Mercado na Batalha, que fica até às 19 horas na praça da Batalha.
10 horas — Começa o Mercado do Molhe, na Avenida Brasil, que ficará até às 19 horas.
10 horas — Abertura dos divertimentos na Rotunda da Boavista, onde poderá ir até à uma da manhã.
10 horas — Início do Mercado Porto Belo, que decorre até às 19 horas, na Praça Carlos Alberto.
11 horas — Começa a oficina “Paisagens Pendentes”, no Museu do Vinho do Porto.
11 horas — Atividade “Escuta Ativa”, com Clara Não, na Fototeca Municipal do Porto.
15 horas — Início do Inventário, “Máquina de ouvir a cidade”, no Reservatório.
18h30 — Concerto de Órgão com Pedro Monteiro, na Sé Catedral do Porto, no âmbito do Ciclo Max Reger.
Domingo
9 horas — Abertura do Mercado da Alegria, que leva o artesanato ao Jardim do Passeio Alegre até às 19 horas.
10 horas — O Parque Oriental da Cidade do Porto recebe as habituais caminhadas do Domingos em Forma, com o ponto de encontro marcado para o Pavilhão Municipal do Lagarteiro.
10 horas — Abertura dos divertimentos na Rotunda da Boavista, onde poderá ir até às 23 horas.
Se preferir aproveitar o tempo para beber um copo ou comer um petisco guloso, o melhor é fazê-lo numa das esplanadas da cidade. Carregue na galeria para conhecer algumas sugestões da New in Porto.