na cidade

12 atividades para fazer no Porto este fim de semana sem pagar

Há vários mercadinhos dedicados à Páscoa, as oficinas para miúdos e até sugestões para os desportistas.
Saia de casa.

Fim de semana antes da Páscoa, com chuva ou céu nublado, significa provavelmente que vai escolher passar o tempo no sofá a ver séries ou no centro comercial a comprar presentes para os afilhados. Não faça isso — ou pelo menos não gaste todo o tempo nisso —, o Porto tem várias atividades agendadas para os próximos dias e nem precisa de gastar dinheiro.

As bibliotecas da cidade apresentam as suas habituais atividades para os miúdos este sábado, 1 de abril. Os Sábados a Contar, com Helena Vieira e Mónica Santos, vão apresentar “A Verdade segundo o Artur”, de Tim Hopgood. Por sua vez, as Oficinas com Estória vão abordar “A Coisa que Mais Dói no Mundo”, de Paco Liván. Ambas as atividades decorrem na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

Também para miúdos desde os três anos destina-se a oficina “Jogo Ludos”, no Reservatório. Numa primeira parte o desafio será descobrir a cidade através dos diferentes sentidos e, depois, haverá espaço ainda para construir um jogo de tabuleiro.

Ainda para os miúdos há a “Oficina para Famílias ação-câmara-luz”, do Programa Educativo Intervalo do Teatro Nova Europa. Desenvolvida em parceria com o coletivo ARiSCA, quer juntar as famílias e diferentes artes.

Para quem procura uma opção mais cultural, a exposição “Eugénio de Andrade, A Arte dos Versos”, continua patente na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, assinalando o centenário do poeta. A mostra conta com objetos pessoais do escritor e documentos inéditos.

No campo dos mercadinhos, além dos habituais vai poder encontrar esta semana o Flea Market, a Feira de Páscoa que se instala no Mercado do Bolhão e até o Mercado da Páscoa na Praça da Batalha. Além disso, as atividades como os Dias com Energia ou os Domingos em Forma mantêm-se.

Para quem não se importa de pagar pelas atividades, lembramos ainda o regresso do espetáculo imersivo “Spiritus” à Igreja dos Clérigos. Retomou a atividade a 30 de março e irá permanecer até ao final de outubro.

Sexta-feira

10 horas — Abertura da exposição “Eugénio de Andrade, A Arte dos Versos”, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, que pode ser visitada até às 18 horas.

10 horas — Começa o Mercado da Páscoa, que fica até às 22 horas na Praça da Batalha.

Sábado

9 horas — Os Dias com Energia levam atividades como ioga, pilates ou tai-chi aos vários pavilhões municipais do Porto.

10 horas — Início do Mercado Porto Belo, que decorre até às 19 horas, na Praça Carlos Alberto.

10 horas — Começa a Feira da Páscoa, no Mercado do Bolhão, que se estende até às 18 horas.

10 horas — Abertura da exposição “Eugénio de Andrade, A Arte dos Versos”, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, que pode ser visitada até às 18 horas.

10 horas — Começa o Mercado da Páscoa, que fica até às 22 horas na Praça da Batalha.

11 horas — Início da sessão dos Sábados a Contar, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, sobre o tema “A Verdade segundo o Artur”, de Tim Hopgood.

11 horas — Começa a oficina “Jogo Ludos”, no Reservatório.

11 horas — Atividade da “Oficina para Famílias ação-câmara-luz”, do Programa Educativo Intervalo do Teatro Nova Europa.

13 horas — Começa o Flea Market, no Parque Campo Alegre, que durará até às 18 horas.

15h30 — Sessão de Oficinas com Estória sobre “A Coisa que Mais Dói no Mundo”, de Paco Liván, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

Domingo

9 horas — Abertura do Mercado da Alegria, que leva o artesanato ao Jardim do Passeio Alegre até às 18 horas.

10 horas — Começa o Mercado da Páscoa, que fica até às 22 horas na Praça da Batalha.

10 horas — O Parque Oriental da Cidade do Porto recebe as habituais caminhadas do Domingos em Forma, com o ponto de encontro marcado para o Pavilhão Municipal do Lagarteiro.

Se preferir destinar o fim de semana para ir lanchar fora, aproveite para comer panquecas. Carregue na galeria para descobrir alguns dos spots portuenses onde pode encontrá-las.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA