Embora os termómetros apresentem temperaturas mais amenas e as nuvens não deixem o sol brilhar completamente, há muito para fazer este fim de semana no Porto. Basta não ficar em casa, porque vai descobrir vários programas para fazer sem precisar de pagar nada.
Os miúdos, como é habitual, têm várias atividades. As sessões das bibliotecas estão de volta, por isso haverá Sábados a Contar, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, com“ A Grande Comichão”, de Victoria Cassanel, e Oficinas com Estória na Biblioteca Pública Municipal do Porto, com “O muro no meio do livro”, de Jon Agee.
Ao mesmo tempo, a Casa Guerra Junqueiro vai receber a oficina Zoomania, para miúdos desde os três anos. O desafio será descobrir como é o mundo de objetos como tapetes ou móveis do espaço, onde há animais para encontrar.
Os mais desportistas têm as habituais atividades dos Dias com Energia — que passam para os pavilhões — ou dos Domingos em Forma. Além destes, conte no sábado com a recriação do primeiro jogo de rugby no Porto, entre o Royal Football Club e os Sportmans da Colónia Inglesa de Carcavelos.
Quer seja para os miúdos ou para os adultos, domingo vai ser dia de aprender a andar de bicicleta. A iniciativa decorre no Largo da Estação da Campanhã e vai dividir-se em grupos de manhã e de tarde.
Para quem procura algo mais cultural, continua em exibição a exposição “Percorrer o Tempo. Visões Contemporâneas do Caminho”, no Parque da Cidade. Com imagens de fotógrafos nacionais e estrangeiros, pretende mostrar diferentes visões sobre o Caminho de Santiago.
A partir desta sexta-feira, 7 de outubro, e até dia 16, está aí mais uma edição do Festival Internacional de Marionetas do Porto. Isto quer dizer que haverá vários espetáculos e oficinas para ver, alguns deles gratuitamente.
Quem preferir, continua a poder aproveitar o fim de semana para fazer compras nos vários mercadinhos espalhados pela cidade como o Mercado Porto Belo, o Mercado da Alegria ou o Mercado de Verão na Batalha.
Anote na agenda algumas das atividades gratuitas que vão ter lugar no Porto nos próximos dias.
Sexta-feira
10 horas — Início do Mercado de Verão na Batalha, que leva o artesanato até à Praça da Batalha e encerra pelas 20 horas.
11 horas — Abertura da exposição “Percorrer o Tempo. Visões Contemporâneas do Caminho”, no Parque da Cidade, que poderá ver até às 19 horas.
Sábado
9 horas — Os Dias com Energia levam atividades como ioga, pilates ou tai-chi aos vários pavilhões municipais do Porto.
10 horas — Início do Mercado Porto Belo, que decorre até às 19 horas, na Praça Carlos Alberto.
10 horas — Início do Mercado de Verão na Batalha, que leva o artesanato até à Praça da Batalha e encerra pelas 20 horas.
11 horas — Abertura da exposição “Percorrer o Tempo. Visões Contemporâneas do Caminho”, no Parque da Cidade, que poderá ver até às 19 horas.
11 horas — Sessão de Sábados a Contar, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, com“ A Grande Comichão”, de Victoria Cassanel.
11 horas — Começa a atividade Oficinas com Estória na Biblioteca Pública Municipal do Porto, com “O muro no meio do livro”, de Jon Agee.
11 horas — Início da oficina Zoomania, na Casa Guerra Junqueiro.
15h30 — Sessão de Sábados a Contar, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, com“ A Grande Comichão”, de Victoria Cassanel.
15h30 — Começa a atividade Oficinas com Estória na Biblioteca Pública Municipal do Porto, com “O muro no meio do livro”, de Jon Agee.
16 horas — Início do jogo de rugby entre o Royal Football Club e os Sportmans da Colónia Inglesa de Carcavelos, no Oporto Cricket and Lawn Tennis Clube.
Domingo
10 horas — Abertura do Mercado da Alegria, que leva o artesanato ao Jardim do Passeio Alegre até às 19 horas.
10 horas — O Parque Oriental da Cidade do Porto recebe as habituais caminhadas do Domingos em Forma, com o ponto de encontro marcado para o Pavilhão Municipal do Lagarteiro.
10 horas — Começa a atividade “Pedala com a Cofidis”, no Largo da Estação da Campanhã, com sessão até às 13 horas e depois entre as 15 e as 18 horas.
11 horas — Abertura da exposição “Percorrer o Tempo. Visões Contemporâneas do Caminho”, no Parque da Cidade, que poderá ver até às 19 horas.
16 horas — Sessão de “Teatro Dom Roberto”, no Jardim da Cordoaria, inserida no FIMP.