na cidade

13 atividades gratuitas para fazer no Porto neste fim de semana alargado

Da dança aos habituais mercadinhos, sem esquecer os miúdos, há de tudo um pouco na cidade.
Saia de casa.

O fim de semana até pode começar com alguns aguaceiros, mas as temperaturas vão estar amenas e segunda-feira, 1 de maio, é feriado. São motivos mais do que suficientes para largar o comando da televisão e ir para a rua, aproveitar as atividades que o Porto apresenta, sobretudo as que são gratuitas.

Como é habitual, o sábado, 29 de abril, começa com oficinas para os miúdos como a “Casa pop-up”, na Casa Marta Ortigão Sampaio. Orientada pelo Coletivo Arisca, a atividade consiste na construção de uma casa com diferentes materiais.

Para os miúdos entre os seis e os dez anos, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett apresenta a oficina “Liberdade de Impressão em Serigrafia”. Além de aprenderem a técnica da serigrafia, os miúdos poderão levar para casa as suas criações em papel, em tecido ou até em T-shirts.

No sábado assinala-se o Dia Mundial da Dança e por isso pode contar com algumas sessões gratuitas do DDD — Festival Dias da Dança, que termina este fim de semana. Haverá uma festa no TMP Café, conversas com brunch e até algumas peças para ver.

Para os amantes da natureza, no sábado é inaugurada a exposição “Parque da Cidade: Composição da Paisagem”, de Sidónio Pardal. A obra conta com as reflexões de Álvaro Domingues sobre o parque e também a sua história ao longo dos anos.

Até sábado tem ainda a última oportunidade de visitar a exposição “Eugénio de Andrade, A Arte dos Versos”, que continua patente na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, assinalando o centenário do poeta. A mostra inclui objetos pessoais do escritor e documentos inéditos.

Como forma de assinalar o 150.º aniversário do nascimento de Max Reger, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no Marquês, vai receber um concerto para órgão, no domingo. O intérprete será Rui Soares, que tocará não só obras de Max Reger como de Felix Mendelssohn ou Théodore Dubois.

Os mais desportistas poderão contar com as atividades como os Dias com Energia ou os Domingos em Forma, nos jardins e pavilhões da cidade. Se preferir dar uma volta e fazer algumas compras, há também os habituais mercadinhos.

Sexta-feira

10 horas — Abertura da exposição “Eugénio de Andrade, A Arte dos Versos”, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, que pode ser visitada até às 18 horas.

Sábado

9 horas — Os Dias com Energia levam atividades como ioga, pilates ou tai-chi aos vários pavilhões municipais do Porto.

10 horas — Início do Mercado Porto Belo, que decorre até às 19 horas, na Praça Carlos Alberto.

10 horas — Começa o Mercado do Molhe, que ficará na Avenida do Brasil até às 19 horas.

10 horas — Abertura da exposição “Eugénio de Andrade, A Arte dos Versos”, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, que pode ser visitada até às 18 horas.

11 horas — Oficina “Liberdade de Impressão em Serigrafia”, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

11 horas — Começa a oficina “Casa pop-up”, na Casa Marta Ortigão Sampaio.

15 horas — Oficina “Liberdade de Impressão em Serigrafia”, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

17h30 — Inauguração da exposição “Parque da Cidade: Composição da Paisagem”, de Sidónio Pardal, na Casa do Infante.

23 horas — Festa Leo Soulflow, no TMP Café, integrada no DDD — Festival Dias da Dança.

Domingo

9 horas — Abertura do Mercado da Alegria, que leva o artesanato ao Jardim do Passeio Alegre até às 19 horas.

10 horas — O Parque Oriental da Cidade do Porto recebe as habituais caminhadas do Domingos em Forma, com o ponto de encontro marcado para o Pavilhão Municipal do Lagarteiro.

11 horas — Conversa e brunch “Reinventar instituições”, no TMP Café, integrados no DDD — Festival Dias da Dança.

16 horas — Espetáculo de Maurícia Neves, no Parque da Cidade, integrado no DDD — Festival Dias da Dança.

17 horas — Concerto do ciclo Max Reger, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no Marquês.

Se prefere aproveitar o bom tempo numa esplanada, carregue na galeria para descobrir algumas das melhores da cidade.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA