na cidade

14 atividades grátis para fazer no Porto este fim de semana

Vai poder descobrir sugestões para os miúdos mas também para quem gosta de desporto ou de mercadinhos.
Fotografia de Ágora.

Estamos no último fim de semana de julho e parte da cidade está a mudar-se, seja para outro ponto do País ou para o estrangeiro para uns dias de férias. Aqueles que cá ficam provavelmente já estiveram de férias, ainda vão ou decidiram ficar por cá neste período. Para esses, há muitas atividades para fazer no Porto, sem sequer ter que gastar dinheiro.

Como tem sido habitual nas últimas semanas, na sexta-feira, 29 de julho, toda a família vai poder contar com o programa Noite de Morcegos. Desta vez, a atividade vai desenrolar-se no Parque da Pasteleira. A partir de sexta-feira conte também com as sessões de cinema ao ar livre do programa Cinema Fora do Sítio. Os primeiros locais da cidade a recebê-lo vão ser a Alameda das Fontainhas, na sexta-feira, e o Jardim de Sarah Afonso, no sábado.

Os miúdos voltam a ter os Sábados a Contar, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett. Nas sessões deste sábado, a escolha recai sobre “A Tartaruga Redondinha”, de Maria Albina.

Quem procura animação diversificada vai encontrá-la no programa “Vizinhanças”, que percorrerá várias zonas da cidade ao longo do verão. Desta vez, será a Alameda do Parque, na união de freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, que receberá no fim de semana as atividades de música, teatro, jogos ou dança.

Está também aí a nova atividade dos “Domingos no Parque”, que se estreia no Parque da Cidade, em frente ao Edifício Transparente. Este domingo haverá aulas desportivas e sessões de DJ.

No campo das compras também há muito para fazer com os habituais mercadinhos como o Mercado Porto Belo, o Mercado do Molhe ou o Mercado da Alegria, aos quais se junta o Urban Market. Para quem prefere atividades mais físicas, estão previstas os habituais Dias com Energia e os Domingos em Forma, disponíveis em vários parques da cidade.

Veja a lista de atividades gratuitas para fazer no Porto nos próximos dias.

Sexta-feira

11 horas — Início do Urban Market, na Praça das Cardosas, que durará até às 19 horas.

20 horas — Arranque da atividade Noite de Morcegos, no Parque Oriental da cidade.

21h30 — Exibição de “Mundo Jurássico: Domínio”, de Colin Trevorrow, na Alameda das Fontainhas, inserida no programa Cinema Fora do Sítio.

Sábado

9 horas — Os Dias com Energia levam atividades como ioga, pilates ou tai-chi aos vários pavilhões municipais do Porto.

10 horas — Início do Mercado Porto Belo, que decorre até às 19 horas, na Praça Carlos Alberto.

10 horas — Arranque do Mercado do Molhe, nos Jardins da Pérgola do Molhe, que se estende até às 19 horas.

11 horas — Atividade Sábados a Contar, da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, com “A Tartaruga Redondinha”, de Maria Albina.

11 horas — Início do Urban Market, na Praça das Cardosas, que durará até às 19 horas.

15 horas — Começam as atividades do “Vizinhanças”, na Alameda do Parque, que duram até às 20 horas.

15h30 — Atividade Sábados a Contar, da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, com “A Tartaruga Redondinha”, de Maria Albina.

21h30 — Exibição de “Marmaduke”, de Mark. A. Z. Dippé, no Jardim de Sarah Afonso, inserida no programa Cinema Fora do Sítio.

Domingo

9 horas — Abertura do Mercado da Alegria, que leva o artesanato até ao Jardim do Passeio Alegre até às 19 horas.

10 horas — O Parque Oriental da Cidade do Porto recebe as habituais caminhadas do Domingos em Forma, com o ponto de encontro marcado para o Pavilhão Municipal do Lagarteiro.

10 horas — Arranque do Mercado do Molhe, nos Jardins da Pérgola do Molhe, que se estende até às 19 horas.

10 horas — Começam as atividades do “Vizinhanças”, na Alameda do Parque, que duram até às 20 horas.

10h30 — Aula de long board skate pela BioBoards Academy, no Parque da Cidade, inserida na atividade “Domingos no Parque”.

11 horas — Início do Urban Market, na Praça das Cardosas, que durará até às 19 horas.

11h30 — DJ set de DJ Spot dedicado ao hip hop, no Parque da Cidade, inserida na atividade “Domingos no Parque”.

Antes ou depois das atividades, pode sempre aproveitar o bom tempo numa das mais recentes esplanadas do Porto. Carregue na galeria para descobri-las.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA