na cidade

14 atividades gratuitas para fazer este fim de semana no Porto

Vêm aí três dias repletos de muita animação. Há propostas para aproveitar na sua própria companhia, a dois ou com os miúdos.
Há sempre sugestões para um fim de semana diferente.

Apesar de o fim de semana ser chuvoso, a agenda cultural do Porto está cheia de atividades que pode fazer nos próximos dias. Como é habitual, a New in Porto reuniu algumas propostas que vão adaptar-se a qualquer rotina familiar. No Porto não faltam espaços que procuram promover um consumo mais consciente e, por consequência, incentivam a economia circular.

O destaque deste sábado, 10 de fevereiro, vai para o Flea Market, a decorrer no Silo Auto, mesmo à saída da estação de metro da Trindade. O foco da feira é promover a compra e venda de produtos em segunda mão, com diversas propostas de vestuário, decoração, artesanato, joalharia, entre outros. Decorre das 13 às 18 horas, nos pisos 6 e 7 do estacionamento portuense.

Já para os fãs de gordices, sobretudo se envolver chocolate, há uma festa apenas a 15 minutos de carro do centro do Porto onde este doce, com base no cacau e, com vários formatos e sabores, é o protagonista. Matosinhos está a receber mais uma edição da Festa do Chocolate, com diversos stands para fazer provas deste doce. Também poderá participar, gratuitamente, em workshops ou assistir a showcookings. O evento decorre próximo da Câmara Municipal de Matosinhos e a estação de metro com o mesmo nome, podendo visitá-lo nos próximos três dias, entre o meio-dia até à meia-noite. 

Estas são apenas algumas das sugestões que a NiP destacou para si. Espreite na lista abaixo outras propostas de atividades gratuitas para um fim de semana em cheio no Porto.

Sexta-feira

10 às 19 horas — A Praça da Batalha recebe mais uma edição do seu mercado e feira artesanal, com propostas em vestuário, joalharia, cerâmica, fumeiro e outras sugestões de artistas e comércios locais.

10 às 23 horas — O Art Spot do Alameda recebe a exposição “EmpoderArte”, da artista Teresa Taveira, que recorre às cores e formas geométricas para dar vida a mulheres empoderadas. Poderá visitar a mostra até ao final do mês.

21h30 — A Casa Comum recebe uma noite de cinema francês com o ciclo “Belle Époque e Liberdade”. Esta sexta-feira poderá assistir ao filme “Paris 1900”, da autoria de Nicole Védrés (1946).

22 horas — O artista Slimmy sobe ao palco do Citynizer Plaza Ribeira, para garantir a entrada no fim de semana com o pé direito.

Sábado

10 horas — O Mira Forum recebe a conferência “As Mulheres são Revolução: 25 de Abril e Feminismo”, com ativistas sociais para abordar os 50 anos do 25 de Abril, assim como os 17 anos do referendo que consagrou o direito ao aborto.

10h30 — O Alameda Shop&Spot recebe a Talk “Womazinarte”, no âmbito da exposição da artista Teresa Taveira. Será liderada pela jornalista Daniela Correira, com outras convidadas que contarão o seu crescimento pessoal.

11 horas — O Teatro Carlos Alberto propõe um sábado de leituras, com os miúdos como principais protagonistas. Neste dia será lida “A Cruzada das Crianças”, de Afonso Cruz e estão convidados miúdos, a partir dos dez anos.

14 às 19 horas — “Livra-te”, a famosa feira bimestral de livros e publicações dedicada à venda de livros novos, usados, revistas e todo género de publicações, está de regresso ao Maus Hábitos.

Domingo

8h30 — O município de Valongo promove mais um ano de caminhadas e corridas, até dez quilómetros, para promover a saúde física. Este domingo o mote da caminhada é celebrar o Dia dos Namorados. O encontro começa junto a Piscina Municipal de Valongo.

10 às 19 horas — O Jardim do Passeio Alegre recebe por mais um domingo o seu mercado de artesanato, com propostas em vestuário para miúdos e adultos, joalharia, brinquedos, decoração, gastronomia regional e mais.

11 horas — O Shopping Cidade do Porto, no coração da Boavista, recebe um workshop para os miúdos criarem as suas máscaras de Carnaval. Tem de trazer uma caixa de ovos vazias, outros materiais coloridos para decorar, assim como tintas, canetas, entre outros. A participação é gratuita mas requer inscrição prévia. 

11 horas — O Parque de Serralves promove um ciclo de conversas com ciência, onde o foco de discussão são as alterações climáticas e a comunidade de peixes estuarinos.

Em seguida, carregue na galeria para conhecer alguns restaurantes onde pode celebrar o Ano Novo Chinês.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA