na cidade

14 programas gratuitos para fazer no Porto este fim de semana

Temos sugestões dedicadas aos miúdos, mercadinhos e até algumas ideias mais ousadas para experimentar.
Fotografia de João Queirós para Porto.

Apesar de nos últimos dias o calor ter sido quase insuportável no Porto — pelo menos comparado com o que estamos habituados —, o fim de semana trará uma descida de temperaturas a rondar os dez graus. Ainda assim, conte com muito calor, mas nada que não permita sair à rua e aproveitar o bom tempo.

Para quem não quiser ir à praia ou procurar soluções diferentes na cidade, há um conjunto de atividades gratuitas que poderá fazer. A começar já esta sexta-feira, o programa Noite de Morcegos vai arrancar ao início da noite no Palácio de Cristal, naquela que é uma opção válida para toda a família.

Os miúdos podem contar com as habituais atividades de sábado das bibliotecas municipais. “O Polvo Coceguinhas”, de Ruth Galloway, é a escolha da sessão dupla dos Sábados a Contar, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

Este é também o último fim de semana em que poderá visitar a primeira Festa do Livro e do Autor de Língua Francesa, na Cooperativa Árvore. Aí vai encontrar várias editoras nacionais e francesas, bem como uma programação especial.

O Concurso Internacional Santa Cecília, dedicado ao piano, decorre ao longo desta semana, trazendo à cidade vários músicos nacionais e internacionais. Para o público em geral será aberta a Maratona de Piano Santa Cecília, na Reitoria da Universidade do Porto, no sábado, e o grande Concerto Final, que acontece no domingo, na Casa da Música.

As noites de cinema ao ar livre continuam nos jardins da Casa das Artes, pela mão do Cineclube do Porto. Este sábado, a projeção será de “Mulher em Guerra”, de Benedikt Erlingsson.

A programação da autarquia para este verão é vasta e chega a várias zonas da cidade. Através do programa “Vizinhanças”, este sábado e domingo, o Jardim do Calém vai receber atividades como música, dança ou jogos tradicionais. Por sua vez, o programa “A Rua é Nossa!” vai fechar o troço entre a Rua de D. João IV e a Rua do Duque de Saldanha e substituir o trânsito automóvel por animação para todas as idades.

Como é habitual, conte ainda com as atividades desportivas como os Dias com Energia e os Domingos em Forma, que se espalham por vários parques da cidade. Para quem prefere caminhar em vez de ir às compras, o fim de semana vai ter opções como o Mercado Porto Belo, o Mercado do Molhe, o Mercado da Alegria ou o Urban Market.

Conheça a lista de atividades que poderá aproveitar nos próximos dias.

Sexta-feira

10 horas — Início da Festa do Livro e do Autor de Língua Francesa, na Cooperativa Árvore.

11 horas — Início do Urban Market, na Praça das Cardosas, que durará até às 19 horas.

20h15 — Arranque da atividade Noite de Morcegos, no Palácio de Cristal.

Sábado

9 horas — Os Dias com Energia levam atividades como ioga, pilates ou tai-chi aos vários pavilhões municipais do Porto.

10 horas — Início do Mercado Porto Belo, que decorre até às 19 horas, na Praça Carlos Alberto.

10 horas — Arranque do Mercado do Molhe, nos Jardins da Pérgola do Molhe, que se estende até às 19 horas.

11 horas — Atividade Sábados a Contar, da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, com “O Polvo Coceguinhas”, de Ruth Galloway.

11 horas — Início do Urban Market, na Praça das Cardosas, que durará até às 19 horas.

11 horas — Início da Maratona de Piano Santa Cecília, na Reitoria da Universidade do Porto, que dura 12 horas e por isso terminará pelas 23 horas.

14 horas — Início da Festa do Livro e do Autor de Língua Francesa, na Cooperativa Árvore, que se estende até às 19 horas.

15 horas — Começam as atividades do “Vizinhanças”, no Jardim do Cálem, que duram até às 20 horas.

15h30 — Atividade Sábados a Contar, da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, com “O Polvo Coceguinhas”, de Ruth Galloway.

21h30 — Início da exibição ao ar livre de “Mulher em Guerra”, de Benedikt Erlingsson, nos jardins da Casa das Artes.

Domingo

9 horas — Abertura do Mercado da Alegria, que leva o artesanato até ao Jardim do Passeio Alegre até às 19 horas.

10 horas — O Parque Oriental da Cidade do Porto recebe as habituais caminhadas do Domingos em Forma, com o ponto de encontro marcado para o Pavilhão Municipal do Lagarteiro.

10 horas — Arranque do Mercado do Molhe, nos Jardins da Pérgola do Molhe, que se estende até às 19 horas.

10 horas — Começam as atividades do “Vizinhanças”, no Jardim do Cálem, que duram até às 20 horas.

10 horas — As atividades do programa “A Rua é Nossa!” Vão trocar o trânsito por animação até às 19 horas.

11 horas — Início do Urban Market, na Praça das Cardosas, que durará até às 19 horas.

18 horas — Começa o Concerto Final do Concurso Internacional Santa Cecília, na Casa da Música, que revelará os vencedores desta edição.

Se preferir uma opção mais livre para o seu fim de semana, aproveite para descobrir cinco spots onde pode olhar para o Porto de diferentes perspectivas. Carregue na galeria para saber quais são.

 

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA