Apesar do sol, os últimos dias não foram propriamente quentes e a tendência vai manter-se no fim de semana, mas no sábado as temperaturas máximas vão subir um pouco. Não precisamos de mais argumentos para convencê-lo a largar o sofá e aproveitar o que o Porto tem para oferecer mas, se não está convencido, acrescentamos que muitas das opções são gratuitas.
Começando pelos miúdos, que vão ter mais uma sessão de Sábados a Contar, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, este sábado, 4 de fevereiro. Desta vez, o livro “Aquela Nuvem e Outras”, com poemas de Eugénio de Andrade e ilustrações de Cristina Valadas, foi o escolhido. Também para eles chega a oficina “Trocado por Miúdos”, na Casa do Infante. Organizada pelo Coletivo Arisca, a atividade vai ensinar-lhes curiosidades sobre o mundo das moedas e da história.
Para quem procura algo mais erudito, conte com os concertos do II Festival Internacional de Santa Cecília. O concurso, que dá palco a jovens talentos, vai trazer o jovem Evgeny Konnov à Extensão do Romantismo do Museu da Cidade. No domingo, 5 de fevereiro, será a vez de assinalar o Dia do Vizinho na Casa Marta Ortigão Sampaio. Isso quer dizer que haverá visitas guiadas, aulas de ioga e até momentos de música e de poesia.
Os amantes de literatura podem ir conhecer a exposição “Eugénio de Andrade, A Arte dos Versos”, patente na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, que assinala o centenário do poeta. A mostra conta com objetos pessoais do escritor e documentos inéditos. Ainda sobre Eugénio de Andrade, a Cooperativa Árvore alberga a exposição “Poesia a 100 Eugénio”, que termina este sábado. Para ver há obras de diferentes artistas inspiradas pela poesia do escritor.
Se prefere uma arte mais visual, saiba que estão em exposição na Galeria Municipal do Porto as peças de “Derivas e Criaturas — Novas aquisições da Coleção Municipal de Arte”. São mais de 30 as obras de diferentes artistas em exposição que poderá ficar a conhecer.
Como habitual, conte ainda com as atividades mais físicas como são os Dias com Energia e os Domingos em Forma. Para algo mais tranquilo, há ainda os mercadinhos de artesanato espalhados pela cidade.
Quem não se importar de pagar, poderá ainda assistir a um dos muitos espetáculos do Festival Porta-Jazz, cuja 13.ª edição decorre de 3 a 5 de fevereiro.
Sexta-feira
10 horas — Abertura do Mercado da Batalha, que poderá visitar até às 18 horas na Praça da Batalha.
10 horas — Abertura da exposição “Eugénio de Andrade, A Arte dos Versos”, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, que pode ser visitada até às 18 horas.
10 horas — Abertura da exposição “Derivas e Criaturas — Novas aquisições da Coleção Municipal de Arte”, na Galeria Municipal do Porto.
10 horas — Abertura da exposição “Poesia a 100 Eugénio”, na Cooperativa Árvore, que poderá ver até às 18h30.
Sábado
9 horas — Os Dias com Energia levam atividades como ioga, pilates ou tai-chi aos vários pavilhões municipais do Porto.
10 horas — Início do Mercado Porto Belo, que decorre até às 19 horas, na Praça Carlos Alberto.
10 horas — Abertura da exposição “Eugénio de Andrade, A Arte dos Versos”, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, que pode ser visitada até às 18 horas.
10 horas — Abertura da exposição “Derivas e Criaturas — Novas aquisições da Coleção Municipal de Arte”, na Galeria Municipal do Porto.
10 horas — Abertura do Mercado da Batalha, que poderá visitar até às 18 horas na Praça da Batalha.
11 horas — Começa a atividade dos Sábados a Contar, na na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, sobre o livro “Aquela Nuvem e Outras”.
11 horas — Início da oficina “Trocado por Miúdos”, na Casa do Infante,
14 horas — Abertura da exposição “Poesia a 100 Eugénio”, na Cooperativa Árvore, que poderá ver até às 19 horas.
15h30 — Começa a atividade dos Sábados a Contar, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, sobre o livro “Aquela Nuvem e Outras”.
16 horas — Concerto de Evgeny Konnov, na Extensão do Romantismo.
Domingo
10 horas — Abertura do Mercado da Alegria, que leva o artesanato ao Jardim do Passeio Alegre até às 19 horas.
10 horas — O Parque Oriental da Cidade do Porto recebe as habituais caminhadas do Domingos em Forma, com o ponto de encontro marcado para o Pavilhão Municipal do Lagarteiro.
10 horas — Visita orientada “Aurélia — Contexto Social e Familiar”, integrada no Dia do Vizinho da Casa Marta Ortigão Sampaio.
11 horas — Oficina de artes manuais para miúdos “Casa Pop-Up”, integrada no Dia do Vizinho da Casa Marta Ortigão Sampaio.
14h30 — Percurso “A Via Veteris — do Palácio à Ramada Alta”, integrado no Dia do Vizinho da Casa Marta Ortigão Sampaio.
17 horas — Atividade “Poesia no Museu”, integrada no Dia do Vizinho da Casa Marta Ortigão Sampaio, que será seguida pelo encerramento da confraternização.
A meio da tarde ou quando a fome apertar, aproveite para conhecer um dos melhores cafés e bares que abriram no Porto durante o último ano. Carregue na galeria para descobri-los.