na cidade

15 atividades gratuitas para fazer este fim de semana no Porto

O grande destaque vai para as comemorações do Dia da Mulher, mas também há atividades para os miúdos e novas exposições.
Contrarie o mau tempo.

O mau tempo não vai dar tréguas neste fim de semana. No entanto, uma coisa é certa: no Porto não faltam programas para contrariar as previsões meteorológicas. O grande destaque para os próximos dias é dedicado às mulheres portuenses. Contudo, há também sugestões para os miúdos, atividades físicas e algumas exposições de arte para conhecer.

O Alameda Shop & Spot inaugurou esta quarta-feira, 6 de março, mais uma exposição no Art Spot. Desta vez, Sofia Costa é a responsável por decorar a galeria do centro comercial portuense com a mostra, “Olhares Inocentes”. Nesta coleção de obras, a artista pretende representar a expressão mágica e inocente presente no olhar dos mais novos. 

A mostra poderá ser visitada até ao final do mês. Em todos os fins de semana de março, a artista estará presente no Art Spot com uma sessão de live painting de uma obra, feita com tinta a óleo.

Já no sábado, 9 de março, o Portobello rooftop bar está a promover um sunset dedicado à mulher. O DJ Diego Rocha estará responsável pela animação e o espaço preparou cocktails exclusivos para a data. A entrada é gratuita e a dinâmica decorre das 17 às 20 horas.

Estas são apenas algumas das propostas. Espreite na lista abaixo outras atividades gratuitas para fazer este fim de semana no Porto.

Sexta-feira

12h10 às 13 horas — Palestra “50 Minutos de Conversa”, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, no âmbito do Dia da Mulher.

15h30 — A Casa Museu Engenheiro António de Almeida apresenta a máquina fotográfica Leica M3 como a “Peça do Mês”. O Prof. Doutor Augusto Lemos dirige a sessão, apresentando lentes, acessórios, documentos e apontamentos do próprio Eng. António de Almeida enquanto utilizou a máquina.

18 horas — Exibição do filme “Babylon” (1980), de Franco Rosso, na Casa Comum, no âmbito do Ciclo de Cinema Britânico.

19h30 às 22 horas — Leitura de poesia no âmbito do Dia da Mulher na Casa da Horta. Promovido por Candela — Noites de Poesia Escrita por Mulheres.

Sábado

7 às 13 horas — Poderá visitar a Feira da Senhora da Hora com propostas, que vão desde os queijos artesanais até ao calçado.

8 às 13 horas — Espreite a variedade de produtos vintage e em segunda mão na Feira da Vandoma. As propostas passam por utensílios domésticos, vestuário e ferramentas.

8 horas às 13h30 — Apoie a produção e consumo sustentável da Feira de Produtos Bio no Parque da Cidade.

11 horas — Oficina “Safari na Casa do Infante #2” para miúdos a partir dos três anos.

11 horas — Sessão de contos na Biblioteca Municipal Almeida Garrett para miúdos dos três aos seis anos.

16 às 18 horas — Inauguração da exposição “Pal K Lê” do pintor Luís Delgado na Cooperativa Árvore.

Domingo

7 às 13 horas — A pitoresca Alameda das Fontaínhas recebe a Feira dos Passarinhos para comercialização da espécie como animal de companhia e os acessórios essenciais para o seu cuidado, manutenção e criação.

10 às 19 horas — O Jardim do Passeio Alegre recebe mais uma edição do seu mercado urbano com propostas para miúdos e adultos e ainda sugestões da gastronomia regional.

10 às 11 horas — Caminhada e prática de exercício físico no Parque da Pasteleira e na Piscina Engenheiro Armando Pimentel.

Se ainda quiser mais sugestões para se abrigar do frio e da chuva, espreite na galeria quatro experiências imersivas que não pode mesmo perder no Porto.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA