na cidade

15 atividades gratuitas que não pode perder este fim de semana no Porto

Há concertos, mercados especiais de Natal e até um encontro de chocolate. Conheça as sugestões da NiP para estes dias.
Ao domingo há mercado no Jardim do Passeio Alegre.

Está a chegar mais um fim de semana e embora as previsões do tempo não sejam muito animadoras, com céu nublado, aguaceiros e sol à mistura, garantimos que estas atividades gratuitas vão animá-lo. Pode convidar os seus amigos, juntar a família ou até ir a dois ou sozinho.

Para os mais gulosos, vêm aí três dias de um mercado dedicado aos amantes de chocolate. A partir de sexta-feira, pelas 15 horas, até domingo ao final do dia, o espaço INSPIRE, no centro da Maia recebe o Chocolate Market. Neste encontro, poderá descobrir o alargado mundo dos chocolates artesanais, desde brigadeiros, trufas, bombons, licor de chocolate, ginja, até vinho do Porto e mais. A entrada é gratuita e, ao sábado e domingo, o parque de estacionamento também.

Por outro lado, se já entrou no espírito natalício e está com vontade de despachar alguns presentes de Natal, saiba que este domingo, entre as 10h30 e as 19 horas, o Hotel Sheraton do Porto, na Boavista, recebe “Um Dia no Mercado: Especial Natal”. Desde vestuário, acessórios, calçado, decoração e até entretenimento para os miúdos, são mais de 50 marcas que vão estar presentes para tornar este dia mais mágico e animado. Se quiser assistir, saiba que a estação de metro da Casa da Música é a mais próxima do hotel.

E se é mesmo fã de mercados, saiba ainda que este sábado e domingo, dias 11 e 12 de novembro, o Urban Market Porto está de regresso ao Hard Club. O mercado reúne criadores e designers portugueses das mais diversas áreas e promete ainda momentos de grande animação. Aqui, poderá encontrar várias propostas que vão desde moda para miúdos e adultos, cerâmica, bem-estar, joalharia, ilustração, gastronomia e muito mais. Para garantir a animação, no sábado, pelas 17 horas, Mark Moakley dirige um concerto acústico e, no domingo, entre as 16 e as 19 horas, está marcado um DJ set pela mão de Ucla Lua. No próximo fim de semana, dias 18 e 19 de novembro, o Urban Market estará presente na Praça das Cardosas e, nos dias 25 e 26, volta ao Hard Club. Se não quiser perder o mercado deste fim de semana, saiba que a estação de metro de São Bento fica próxima do Hard Club.

Contudo, o fim de semana vai estar repleto de muitas outras atividades de entrada livre, desde serões musicais a exposições. Descubra de seguida as diversas sugestões que juntámos para si.

Sexta-feira, 10 de novembro

Mercado na Batalha — O tradicional mercado na Praça da Batalha está de regresso, aproveitando os últimos dias, até o Mercado de Natal vir substitui-lo. Desde produtos artesanais a propostas de moda, pode visitar o mercado entre as 10 e as 19 horas de sexta-feira e ainda no sábado. Se for visitar, saiba que a estação de metro dos Aliados, de São Bento e do Bolhão ficam próximas da praça, pelo que pode ainda aproveitar para passear pela cidade.

Luzes vão acender no Parque Nascente — O centro comercial Parque Nascente prepara-se para entrar no espírito natalício e vai acender as luzes em todo o espaço esta sexta-feira, pelas 21 horas, ao som do antigo coro português gospel, St. Dominics, que promete interpretar os melhores êxitos desta quadra tão mágica e especial. Se não quiser perder este momento, saiba que a estação de metro de Levada fica a poucos passos do shopping.

Obras portuenses da década de XX — A Igreja de São Pedro de Miragaia, próxima da estação de metro dos Aliados, recebe pelas 21h30, um quarteto composto por António Pinho Vargas, Carlos Guedes, Olívia Silva e Pedro Junqueira Maia, refletem através da música o que é a vida do Porto hoje. 

O afeto da Escuta — O Auditório de Passos Manuel recebe, pelas 21h30, o festival “O afeto da Escuta”, que junta diversos compositores, artistas sonoros e investigadores acústicos para um debate sobre a evolução da música.

Festival Internacional de Música de Plectro — A Casa Branca de Gramido em Gondomar recebe, pelas 21h30, o Duo Lyra, composto por Manon Opavska na harpa e Tony Coullet no bandolim, que prometem surpreender através de um espetáculo que junta jazz, soul, música latina e chanson francesa.

Sábado, 11 de novembro

Exposição “Devoração: Vou-te comer (e comi)” — O espaço Socorro Record Stores, no número 44 da Rua Guedes Azevedo, inaugura pelas 10 horas esta exposição de Francisca Sousa que, entre o erotismo e os elementos clássicos da natureza, explora a interação entre o desejo humano e o objeto inanimado, onde prevalece um inegável vitalismo.

Histórias Fiadas — A Biblioteca Municipal da Maia recebe, pelas 11 horas, uma sessão dedicada aos miúdos, onde através da leitura de contos poderão trabalhar a sua fantasia e imaginação.

Feira de Cerâmica Contemporânea — Entre as 14h30 e as 21 horas, a Casa Allen apresenta a primeira edição da Feira da Cerâmica Contemporânea, onde poderá (re)descobrir o mundo inesgotável da cerâmica e as diversas abordagens criativas.

Mercado de Outono feito por Elas — A Rua de Miguel Bombarda vai encher-se entre as 14 e as 19 horas com a segunda edição do Mercado Feito por Elas, que junta música e várias propostas de arte, decoração, moda e gastronomia. Pode ainda aproveitar para (re)visitar as diversas exposições de arte com visitas guiadas nas galerias presentes no Quarteirão Artístico do Porto.

Jogos de Tabuleiro na Livraria Exclamação — Entre as 15 e as 18 horas, a Livraria Exclamação promove uma tarde de jogos de tabuleiro, não só para exercitar a mente e ajudar à construção de estratégias para o desenvolvimento cognitivo e emocional, mas também para usufruir de uma tarde diferente, com jogos para todas as idades. A iniciativa procura ainda mostrar alternativas à televisão, computadores e telemóveis.

Supraworld — O Centro Português de Fotografia inaugura, pelas 16h30, o trabalho “Supraworld” da autoria de Renée Chabot. Trata-se de um conto de fadas contemporâneo, que entrelaça fios de liberdade, biodiversidade e indústria avícola.

Domingo, 12 de novembro

Mercado da Alegria — O Jardim do Passeio Alegre recebe o seu tradicional mercado, que junta diversas propostas de artesanato, cerâmica, moda, acessórios e gastronomia. Decorre entre as 10 e as 19 horas.

Concerto da Orquestra portuguesa de guitarras e bandolins — O Auditório Municipal de Gondomar recebe, pelas 18 horas, o coletivo instrumental local para encerrar a oitava edição do Festival Internacional de Música de Plectro.

Se preferir aproveitar o fim de semana para (re)descobrir locais da cidade, conheça estas quatro tours gratuitas que pode fazer no Porto.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA