na cidade

15 coisas à borla que tem de fazer este fim de semana no Porto

Há sessões de leitura, música ao vivo e, claro, muitos programas natalícios. Conheça as sugestões da NiP para os próximos dias.
Aproveite para ver as iluminações espalhadas pelo Porto.

Está a chegar mais um fim de semana prolongado e a segunda boa notícia é que não faltam atividades gratuitas no Porto para fazer com a família nos próximos dias. Um dos destaques vai para a Tenda de Natal, instalada no Largo Amor de Perdição. Esta sexta-feira, poderá assistir a diversos concertos e espetáculos em vivo. Pelas 11 horas, por exemplo, arranca a sessão “Contos e Cantos do Mundo” para miúdos maiores de seis anos, numa experiência totalmente imersiva.

Ao longo da tarde vai haver diversas performances que começam pelas 14 horas e se estendem até as 19 horas. Poderá assistir, por exemplo, a uma aventura entre animais e pessoas com muitos enigmas pelo meio, passando por uma interação mágica entre palhaços e o público até um espetáculo de magia que promete surpreender toda a gente. Esta programação é para maiores de três anos e é ideal para partilhar um dia em família com os miúdos.

Já no sábado, um dos destaques é a comemoração do século do grupo musical Miragaia. A convite da Confederação, a atriz Inês Filipe partilhará, em jeito de conferência, o percurso quase centenário da banda. O evento decorre no Auditório do Grupo Musical e está marcado para as 17 horas — não se esqueça de que a estação de metro dos Aliados é a mais próxima da zona de Miragaia.

Estas são algumas das várias atividades que vão decorrer este fim de semana prolongado no Porto — mas temos uma lista muito maior de sugestões.

Sexta-feira, 8 de dezembro

As Aventuras da Lapónia — Pelas 10 horas na Praça da Batalha poderá assistir a este espetáculo que conta a história do Pai Natal e dois duendes que o ajudam a encontrar as moradas das ruas para a entrega de presentes, no meio de um musical natalício. Se não conseguir assistir à sessão matinal, poderá assisti-la pelas 15 horas mas desta vez na Praça de Carlos Alberto.

Mercado da Alegria — O Natal invadiu a Praça da Batalha e desde as 10 às 21 horas poderá visitar os diversos stands de comercios e artesão locais para conhecer propostas que vão desde o artesanato aos produtos gastronómicos regionais, incluindo acessórios de moda e brinquedos, ideal para riscar algumas prendas da lista.

Exposição colaborativa — O Art Spot do centro comercial Alameda Shop&Spot recebe ao longo do mês de dezembro uma exposição que junta as obras dos nove artistas que ao longo do ano expusseram a sua arte no shopping. Além disso, as obras de arte expostas estão a ser leiloadas e a totalidades das vendas revertem para para diversas associações locais que colaboram com os artistas.

Casa do Pai Natal — Das 16 às 18 horas, a Casa do Pai Natal no Jardim da Cordoaria torna-se o local perfeito para as crianças entregarem os seus desejos. O “velhinho de barba branca” estará lá para ouvir pedidos, tirar fotografias e claro, espalhar magia.

Sábado, 9 de dezembro

Mercado de Natal do Porto — O Jardim da Cordoaria transformou-se num ponto de encontro encantado neste Natal, acolhendo o tradicional mercado regional repleto de expositores. Nele poderá encontrar uma variedade de produtos desde artesanato, vestuário, brinquedos e produtos alimentares, aberto das 10 às 20 horas.

Histórias Fiadas — É o último fim de semana disponível para assistir à sessão de contos na Biblioteca Municipal da Maia. A sessão tem duração de 20 minutos, começando pelas 11h30. É uma atividade aberta a todos os membros da família, onde através de uma história poderá ter uma manhã cheia de animação — e magia.

Feira de livros e publicações “Livra-te!” — O espaço de intervenção cultural, Maus Hábitos, recebe este sábado a partir das 14 horas a sua habitual feira bimestral de livros e publicações, dedicada à venda de livros, novos ou usados, revistas, banda desenhada e todo o género de publicações.

Concerto Buba Espinho — O palco instalado na Avenida dos Aliados recebe pelas 19 horas o músico alentejano Buba Espinho, acompanhado pelos Bandidos do Cante, prometendo um concerto ímpar. Este espetáculo é uma ode à sua evolução como cantautor, explorando as nuances entre fado e pop. Os Bandidos do Cante, mantendo a autenticidade do cante alentejano, propõem uma fusão inovadora, respeitando o Património Imaterial da Humanidade.

Apresentação de Livro “Antes que Me Esqueça” — O antigo embaixador Francisco Seixas da Costa estará na Livraria Lello, no próximo dia 9 de dezembro, pelas 21 horas, numa sessão onde apresentará o seu novo livro de memórias Antes Que Me Esqueça. À conversa com o autor, estará Augusto Santos Silva, Presidente da Assembleia da República de Portugal. A participação é gratuitas mas requer inscrição prévia.  

Domingo, 10 de dezembro

Sessão de Contos “Era não era…” — A Tenda de Natal recebe um tempo de escuta e partilha de contos, sabores e memórias da tradição oral portuguesa, pela mão de Miguel Gouveia. 

Mercado da Alegria — O Jardim do Passeio Alegre recebe por mais um domingo o seu tradicional mercado de artesanato, agora adaptado para o Natal. Nele, encontra diversas propostas artesanais, gastronómicas assim como bijuteria, cerâmica e vestuário. Das 10 às 19 horas.

Xmas Carols: Os clássicos mágicos estão de volta este Natal — O Jardim da Cordoaria recebe pelas 16 horas o tradicional coreto da quadra. Com formação de três vozes, guitarra, piano e percussão, Xmas Carols promete criar um viagem intemporal de sons do Natal, desde “Christmas Song” à “Rockin’ Around the Christmas Tree”.

Apresentação disco “Neon Colonialismo” — Pedro Coquenão tem criado e desenvolvido trabalho na área da música, rádio, dança, artes visuais e plásticas sob o nome Batida. Este domingo, pelas 17 horas o Silo Auto recebe a apresentação do seu último disco “Neon Colonialismo”. Este momento, quase cinco anos depois, marca o regresso de Batida aos concertos com a sua forma muito particular de compor o palco.

Pode aproveitar ainda o fim de semana prolongado para juntar os amigos numa grande jantarada. Descubra na galeria seis restaurantes portuenses com ótimas sugestões para refeições natalícias.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA