na cidade

17 programas gratuitos para fazer este fim de semana no Porto

Há exposições fotográficas e iniciativas para celebrar os 50 anos do 25 de Abril. Conheça as sugestões da NiP.
Há vários programas por toda a cidade.

O fim de semana chegou e a previsão de dias solarengos convida a passeios pelo Porto e a programas especiais para fazer sozinho ou acompanhado. Um dos destaques dos próximos dias são as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril, que já começaram um pouco por toda a cidade.

Esta sexta-feira, 19 de abril, a Menina Colina abre as suas portas à exposição fotográfica, “Chama-se Revolução”, do alemão Gernot Huber com Alex Jordan. Durante o ano de 1975, os autores documentaram os meses que viveram em Portugal, eternizando os homens e as mulheres que naquela época ousaram lutar por uma vida melhor. A mostra pode ser visitada, de forma gratuita, até ao dia 1 de maio, entre o meio-dia e as 18 horas. Nos feriados de 25 de abril e 1 de maio, o horário é alargado até às 20 horas.

No sábado, 20 de abril, a atividade em destaque vai para os mais novos lá de casa. O Museu do Porto convida, pelas 11 horas, os miúdos dos três aos seis anos a participarem na Hora do Conto, seguida de um atelier criativo. A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia através do email educativo.museudoporto@nullcm-porto.pt.

Veja tudo o que pode fazer este fim de semana no Porto — sem pagar nada.

Sexta-feira

11h30 — A Piscina Municipal Eng. Armando Pimentel promove um conjunto de atividades físicas para maiores de 60 anos.

15 horas — Oficina de escrita de canções de protesto no Agrupamento de Escolas do Cerco, pelo Cultura em Expansão.

18 horas — A Biblioteca Municipal Almeida Garrett promove a palestra de Markus Gabriel “Revolucionar o nosso Autorretraro: o que é preciso para superar a era da crise”.

21h30 — Espetáculo “1970 IQ — A Revolução do Futuro com a Geração Presente”, no Grande Auditório do Fórum da Maia. 

22 horas — Concerto de Cão que ladra, no Citynizer Plaza Ribeira.

Sábado

7 às 13 horas — Poderá visitar a Feira da Senhora da Hora com propostas, que vão desde os queijos artesanais até ao calçado.

8 às 13 horas — Espreite a variedade de produtos vintage e em segunda mão, na Feira da Vandoma. As propostas passam por utensílios domésticos, vestuário e ferramentas.

8 horas às 13h30 — Apoie a produção e consumo sustentável da Feira de Produtos Bio, no Parque da Cidade.

8 às 18 horas — Espreite a alargada coleção de curiosidades na Feira de Antiguidades e Velharias, na Praça Velásquez.

14 horas — O Maus Hábitos recebe “A Outra Feira”, mercadinho de ilustração que pretende ser um encontro de artistas, numa mostra bimestral.

16 horas — Apresentação do livro, “50 Abris”, com texto de João Habitualmente e ilustrações de Constança Araújo Amador, na Fundação Engenheiro António de Almeida.

21h30 — O Mira Forum recebe o espetáculo “Canções de Resistência” em comemoração dos 50 anos do 25 de Abril. A entrada é livre, sujeita a reserva através do email miraforum@nullmiragalerias.net.

Domingo

7 às 13 horas — A pitoresca Alameda das Fontaínhas recebe a Feira dos Passarinhos para comercialização da espécie como animal de companhia e os acessórios essenciais para o seu cuidado, manutenção e criação.

10 às 19 horas — Mercado da Alegria, nos Jardins do Passeio Alegre, com propostas locais de vestuário, decoração e gastronomia regional.

10 às 11 horas — Prática de exercício físico, inserida no programa municipal “Domingos em Forma”, no Parque Oriental.

 

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA