na cidade

6 atividades grátis (e imperdíveis) para fazer este fim de semana no Porto

O grande destaque vai para os mercadinhos de rua, mas também há programas para os miúdos.
Fotografia de Miguel Nogueira para Porto.

O tempo ainda está ameno, embora a previsão para domingo seja de chuva, por isso o melhor é aproveitar para passear um pouco pela cidade antes que as únicas atividades possíveis sejam dentro de portas. Pode pensar num programa especial já como preparação para o Dia dos Namorados, passar pelo comércio local ou até optar por uma refeição diferente.

Os destaques desta semana no Porto vão para o regresso dos mercadinhos de rua. Bons exemplos disso são o Mercado do Jardim da Água e o Mercado Porto Belo.

Para os miúdos pode contar com as habituais histórias e atividades literárias na Biblioteca Municipal Almeida Garrett. Os adultos mais ativos, por sua vez, têm as já famosas atividades de sábado e domingo com caminhadas e aulas de ioga.

Se nada disto lhe agradar, tem sempre as opções como uma visita à exposição “Ruralidades”, que está no Ateneu Comercial do Porto até ao final do mês, ou uma ida ao cinema, onde há várias estreias românticas.

Não perca as atividades gratuitas que pode descobrir este fim de semana.

Sábado

9 horas — Os Dias com Energia são aguardados por muitos com expectativa porque levam aos diferentes pavilhões municipais atividades como ioga, pilates ou tai-chi.

10 horas — O Mercado Porto Belo está de volta à Praça Carlos Alberto com pequenos negócios de roupa, acessórios, música ou produtos regionais. A atividade dura até às 19 horas.

10 horas — O Mercado da Alegria transforma-se desta vez no Mercado do Jardim da Água e, até às 17 horas, vai ter muito artesanato, produtos alimentares, roupas e até workshops.

11 horas — A Biblioteca Municipal Almeida Garrett recebe a Hora do Conto, uma atividade destinada a miúdos dos três aos seis anos. Desta vez, o atelier criativo vai abordar a obra “Quem será o meu jantar?”, de Claire Freedman.

18 horas — “Estomacus”, uma performance de Trypas Corassão que está integrada no programa “Erro 417: Expectativa Falhada” e que se destina a maiores de 16 anos. O tema parte da metáfora da digestão, dos sabores e ruídos e é apresentado na Galeria Municipal do Porto.

Domingo

10 horas — Como é habitual, os Domingos em Forma vão levar as caminhadas ao Parque Oriental da Cidade do Porto, sendo que o ponto de encontro está marcado para o Pavilhão Municipal do Lagarteiro.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA