na cidade

7 atividades grátis para fazer em família este fim de semana no Porto

As oficinas para os miúdos são o destaque dos próximos dias, mas também existem opções para os amantes da natureza.
Fotografia de António Alves.

As previsões meteorológicas para o fim de semana não são as mais animadoras e até foi emitido um aviso laranja para a zona da Foz. Ainda assim, é uma boa altura para descontrair e fazer algumas atividades que ao longo da semana nem sempre é possível. Os miúdos são os grandes privilegiados deste fim de semana com várias atividades programadas.

No sábado, 19 de fevereiro, a partir das 11 horas, há “Sábados a contar” para participantes dos três aos seis anos, cujo tema será o conto “De que cor é um beijinho?”.

Ao mesmo tempo, na Casa do Infante, as famílias poderão visitar o local, enquanto a oficina “A Casa e o Infante” vai entreter os miúdos a partir dos três anos. Na atividade vão poder construir um porta-lápis em forma de torre e ainda ficar a conhecer mais sobre o próprio Infante D. Henrique.

No domingo, 20 de fevereiro, será a vez de o Mercado da Alegria regressar ao Jardim do Passeio Alegre. Entre as 9 e as 18 horas vai poder encontrar diversas bancas de artesanato, moda, brinquedos, gastronomia ou fumeiro.

Não menos importantes são as atividades como os “Dias com Energia” ou os “Domingos em Forma”, que levam o exercício físico aos parques e pavilhões da cidade nas manhãs de sábado e domingo. Quem preferir algo um pouco diferente, lembre-se que estão disponíveis a qualquer momento os percursos de orientação pensados pelo Grupo Desportivo 4 Caminhos, cujos mapas podem ser facilmente descarregados.

Os amantes da natureza contam ainda com a Rota das Árvores do Porto, no sábado, a partir das 14h30. No Parque da Cidade, vai ser possível ficar a conhecer um pouco melhor as árvores e arbustos do espaço, com o mote “Degustar pilritos a Ocidente”.

Anote agora tudo o que pode fazer este fim de semana.

Sábado

9 horas — “Os Dias com Energia” ocupam as manhãs de sábado nos diferentes pavilhões municipais com atividades como ioga, pilates ou tai-chi.

11 horas — “Os Sábado a Contar” recebem a leitura do conto “De que cor é um beijinho?”, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

11 horas — “A Casa e o Infante” é uma oficina para os miúdos para conhecer melhor o Infante D. Henrique e tem lugar na Casa do Infante.

14h30 — No Parque da Cidade vai realizar-se a atividade Rota das “Árvores do Porto”, para conhecer as árvores e arbustos do local.

17 horas — Inauguração da exposição “Memórias”, de Ricardo Fonseca, na Leica Store.

Domingo

9 horas — Mercado da Alegria no Jardim do Passeio Alegre.

10 horas — Os tão aguardados “Domingos em Forma” levam as caminhadas ao Parque Oriental da Cidade do Porto. O ponto de encontro é no Pavilhão Municipal do Lagarteiro.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA