na cidade

7 atividades grátis que pode fazer no Porto este fim de semana

Há ideias para todos os gostos, desde o teatro ao exercício físico, sem esquecer um programa para os miúdos.
Fotografia de José Caldeira para Teatro Municipal do Porto.

Esqueça o frio e foque-se no mais importante: este fim de semana vai ser de sol no Porto. Esta é uma boa notícia, por isso, pegue no casaco, no cachecol, nas luvas e nos agasalhos que acha que pode precisar e vá para a rua. Aproveite para passear pela cidade, revisitar alguns locais bonitos, tirar algumas fotografias para as redes sociais e, melhor ainda, aproveitar as várias atividades gratuitas que estão agendadas.

Para quem quiser começar bem o fim de semana, esta sexta-feira, 21 de janeiro, a partir das 19h30, decorre o espetáculo “Finissage”, de Guilherme de Sousa & Pedro Azevedo. A apresentação vai ser no Teatro do Campo Alegre e insere-se nas comemorações do 90.º aniversário do Teatro Rivoli.

Integrados nestas festividades estão outros espetáculos de entrada livre, como “12 Efeitos de Luz”, de Palmilha Dentada, às 19h30 de sábado, 22 de janeiro e às 17 horas de domingo, 23 de janeiro, no Teatro Rivoli. Para não perder os vários espetáculos disponíveis, o melhor é consultar a agenda das celebrações.

Começou também esta semana a exposição “Despojos. Prolongamento da memória”, de Sílvia Simões, que está patente nas Galerias da Casa Comum, na Reitoria da Universidade do Porto. Remetendo para a ilha do Fogo, em Cabo Verde, a exposição contém pinturas, desenhos, esculturas e algumas instalações inéditas que poderá ver, por exemplo, no sábado, 22 de janeiro, entre as 15 e as 18 horas.

Os miúdos também têm atividades pensadas para eles. No sábado, 22 de janeiro, regressam à Biblioteca Pública Municipal do Porto as “Oficinas com Estória”, que vão ter sessões duplas às 11 e às 15 horas, para idades entre os seis e os oito anos. Na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, por sua vez, há os “Sábados a Contar”, com hora do conto e atelier criativo, também às 11 horas e às 15h30.

Os mais ativos ou que preferem atividades de movimento para o corpo, não podem perder os já habituais “Domingos em Forma”. A atividade organizada pela autarquia decorre no domingo, 23 de janeiro, pelas 10 horas no Pavilhão Municipal do Lagarteiro onde está marcado o ponto de encontro. A partir daí, segue-se uma caminhada pelo Parque Oriental da Cidade do Porto.

Ainda dentro do campo da cultura, não se esqueça que tem até fevereiro para visitar gratuitamente o Museu Nacional Soares dos Reis. O local está aberto entre as 10 e as 18 horas.

Se não ficou muito convencido com as sugestões e prefere apenas sair para fotografar, mostramos-lhe os spots favoritos das influencers no Porto. Carregue na galeria para descobri-los.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA