na cidade

7 atividades gratuitas para fazer este fim de semana no Porto

Há arte, fotografia e programas para mexer o corpo, tanto no sábado como no domingo.
Fotografia de Filipa Brito para Porto.

Depois da ressaca da entrada no novo ano, este fim de semana é a altura ideal para começar 2022 em grande. Ainda que a meteorologia não esteja muito favorável a grandes passeios ou atividades ao ar livre, é sempre uma oportunidade para sair de casa e ir conhecer o que há de novo na cidade.

Quando falamos de novidades, claro que pode ir provar um dos melhores restaurantes que abriram nos últimos meses ou até descobrir o que abriu no Porto em dezembro. No entanto, há muito mais que pode fazer tanto de um ponto de vista cultural como mais físico e sem precisar de gastar um cêntimo.

Para os fãs de arte, ainda está disponível para visita a exposição “A Hora Antes do Pôr-do-sol”, de Milena Bonilla na Galeria Municipal. Pode vê-la no sábado, 8 de janeiro, entre as 10 horas e as 18 horas. Os amantes da fotografia, por sua vez, têm até ao final do mês para conhecer a exposição “Paixão por relojoaria”, na Leica Gallery, da Leica Store. Também estará disponível no sábado, 8 de janeiro, das 10 às 19 horas.

Dentro do mesmo registo existem ainda duas mostras que não pode perder no Centro Português de Fotografia: “Quando tudo mudou”, de Fabio Bucciarelli, e “Prémio Estação Imagem 2021 Coimbra”, que apresenta os trabalhos vencedores da 12.ª edição do Prémio Estação Imagem. Ambas poderão ser vistas tanto no sábado como no domingo, das 15 horas às 19 horas.

Não se preocupe porque também estão previstas atividades para os miúdos. No sábado, 8, a partir das 15 horas, a ilustradora Mariana Rio vai orientar uma oficina de ilustração na Biblioteca Municipal Almeida Garrett. O convite é feito para participantes entre os cinco e os dez anos.

Quem preferir algo mais mexido, pode sempre contar com as atividades desportivas da autarquia. Os “Dias com Energia” animam os vários parques da cidade no sábado, a partir das 10 horas, com atividades tão variadas como ioga, pilates ou tai chi. No domingo, 9, é a vez dos “Domingos em Forma” que levam ao Parque Oriental da Cidade do Porto caminhadas a partir das 10 horas.

Razões não faltam para sair de casa e fazer algo divertido. Se gosta de estar a par das novidades, carregue na galeria para descobrir as melhores aberturas do ano que agora terminou.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA