na cidade

7 atividades para fazer no Porto este fim de semana — e são grátis

Do desporto às compras, passando por ateliers para miúdos de várias idades, sugestões não faltam.
Fotografia de João Queirós para Porto.

O próximo domingo, 30 de janeiro, é dia de eleições e, por isso, para exercer o seu direito de voto tem de sair de casa. Até lá — ou mesmo no próprio domingo —, pode aproveitar os raios de sol que vão aquecendo um pouco o Porto para passear pela cidade e, quem sabe, participar em algumas das atividades gratuitas que vão acontecer este fim de semana.

Ainda esta sexta-feira mas prolongando-se para sábado, poderá encontrar a Feira do Vinil, CD, K7 e Outros Artefactos Sonoro, que vai decorrer no Centro Comercial Bombarda. Entre as 10 e as 19 horas de ambos os dias, poderá descobrir relíquias de outros tempos e alguns sons novos.

A manhã de sábado, 29 de janeiro, reserva uma atividade que os miúdos vão adorar. Chama-se “Novo Normal” e é uma oficina dedicada a maiores de quatro anos, onde vão poder aprender mais sobre insetos e sobre as suas semelhanças e diferenças. A atividade começa às 10h30 na Galeria da Biodiversidade e está inserida no festival IndieJunior, que inclui uma vasta programação. Apesar de ser gratuita, a participação requer inscrição prévia.

Ainda para os miúdos, mas desta vez entre os 18 e os 36 meses, está marcada mais uma sessão do “Ler antes de Ler”, desta vez em dose dupla. Às 11 e às 15 horas, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett vai dedicar-se ao tema “Contar a Neve, De sonho em Sonho”, com a ajuda da narradora Rita Sineiro.

Para quem prefere um programa mais comercial, o Flea Market regressa à Praça da República para mais uma edição. Do meio-dia às 17 horas, poderá encontrar de tudo um pouco, sempre com a lógica do segunda mão e de que o que não tem utilidade para uns poderá ser aproveitado por outros.

A partir das 18 horas de sábado, está marcada a inauguração da exposição “Ruralidades”, no Ateneu Comercial do Porto. As fotografias do veterinário e fotógrafo Jorge Bacelar retratam as realidades do mundo rural e vão poder ser vistas aí até 28 de fevereiro.

Não deixando de lado quem prefere atividades mais mexidas, estão de volta os programas “Dias com Energia” e “Domingos em Forma”. Os primeiros acontecem a partir das 9 horas de sábado e levam modalidades como pilates ou ioga aos pavilhões Fontes Pereira de Melo e do Viso.

Já os segundos, por sua vez, como o nome indica, acontecem no domingo, onde a partir das 10 horas todos são convidados a caminhar entre o Pavilhão Municipal do Lagarteiro e o Parque Oriental da Cidade do Porto.

Se gosta de programas mais gastronómicos, pode sempre ir provar um dos muitos petiscos que o Porto tem para oferecer até 2€. Carregue na galeria para descobri-los.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA