na cidade

8 atividades gratuitas para fazer este fim de semana no Porto

Dos mercadinhos aos eventos para miúdos, opções não faltam para os próximos dias.
Aproveite.

Apesar de estar prevista chuva intensa para os próximos dias, há muito para fazer no Porto no primeiro fim de semana do ano. Das atividades físicas às sessões para miúdos, o melhor é que encontra várias opções gratuitas, o que é de agradecer em qualquer altura e em janeiro ainda mais.

Falando em miúdos, este sábado, 7 de janeiro, têm para si mais uma apresentação na Biblioteca Municipal Almeida Garrett. Desta vez, os Sábados a Contar vão abordar “Babuska”, de Sandra Ann Horn.

Na Extensão do Romantismo, do Museu da Cidade, por sua vez, conte com a oficina “Expedição ao Planeta Imaginação”, também no sábado. Organizada e orientada pelo Coletivo Arisca, leva toda a família a desenhar o cenário da sua imaginação, para miúdos a partir dos três anos.

Recentemente reaberto desde dezembro, o Batalha Centro de Cinema, que deu lugar ao antigo Cinema Batalha, vai acolher aqueles que queiram visitá-lo. Assim, há uma visita guiada gratuita planeada para a manhã de sábado.

Mantendo uma tradição antiga, as Janeiras voltam a ser cantadas no Porto este sábado. Ao todo, nove associações e ranchos folclóricos da cidade vão percorrer as ruas começando em diferentes pontos e terminando com apresentações na Avenida dos Aliados.

Neste início do ano regressam também as atividades desportivas dos Dias com Energia e dos Domingos em Forma, nos pavilhões municipais. Quem preferir, pode aproveitar para passear pelos habituais mercadinhos da cidade.

Se não se importar de gastar algum dinheiro, tem ainda uma última oportunidade para ver o espetáculo “Spiritus”, na Igreja dos Clérigos. O fim de semana ficará ainda marcado pela edição deste ano da Corrida de São Silvestre, agendada para a tarde de domingo.

Sexta-feira

10 horas — Abertura do Mercado na Batalha, que decorrerá até às 18 horas, na Praça da Batalha.

Sábado

9 horas — Os Dias com Energia levam atividades como ioga, pilates ou tai-chi aos vários pavilhões municipais do Porto.

10 horas — Início do Mercado Porto Belo, que decorre até às 19 horas, na Praça Carlos Alberto.

10 horas — Abertura do Mercado na Batalha, que decorrerá até às 18 horas, na Praça da Batalha.

11 horas — Início das atividades dos Sábados a Contar, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, sobre “Babuska”, de Sandra Ann Horn.

11 horas — Oficina “Expedição ao Planeta Imaginação”, na Extensão do Romantismo.

11h30 — Começa a visita guiada ao Batalha Centro de Cinema.

15h30 — Os grupos tradicionais começam a cantar as Janeiras, partindo de distintos pontos da cidade.

15h30 — Início das atividades dos Sábados a Contar, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, sobre “Babuska”, de Sandra Ann Horn.

Domingo

10 horas — O Parque Oriental da Cidade do Porto recebe as habituais caminhadas do Domingos em Forma, com o ponto de encontro marcado para o Pavilhão Municipal do Lagarteiro.

Se realmente a chuva for demasiado intensa para passear pela cidade ou preferir um programa mais reconfortante, pode sempre aproveitar para provar uma gulodice. Carregue na galeria para descobrir os melhores cafés e bares que abriram no Porto no ano passado.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA