na cidade

8 atividades gratuitas para fazer no Porto este fim de semana

Há muitas oficinas dedicadas aos miúdos, mas também oportunidades para fazer compras e passear entre flores.
Fotografia de Guilherme Costa Oliveira para Porto.

Já sabemos que a meteorologia não convida a grandes passeios e que com chuva preferimos ficar por casa, mas existem vários motivos para querer sair. Sim, há muitas atividades disponíveis no Porto este fim de semana e o melhor é que boa parte delas são gratuitas.

Os mais novos podem já saltar de alegria porque no sábado, 5 de março, regressam as Oficinas com Estória à Biblioteca Pública Municipal do Porto. Às 11 horas e às 15h30, os miúdos entre os seis e os oito anos estão convidados a explorar “Versos que riem”, de João Pedro Mésseder, bastando apenas fazer a inscrição prévia por email.

Ainda no sábado, 5 de março, a Casa do Infante tem uma visita guiada para as famílias onde os miúdos vão poder construir um porta-lápis em forma de torre. Esta é uma forma de ficarem também a saber mais sobre o Infante D. Henrique, conhecido como “O Navegador”. Quem preferir uma atividade diferente para fazer em família ou só com adultos, pode aproveitar a campanha da empresa BBDouro, que durante o dia 5 de março vai fazer viagens de barco gratuitas no Douro. Pode aparecer entre as 10 horas e as 17h30 e nem é preciso inscrição.

Tanto no sábado como no domingo, a Exposição de Camélias regressa à Alfândega do Porto. Além dos habituais concursos e mostra das flores japonesas, vai poder ver diferentes espetáculos de música e teatro. Como de costume, poderá ainda encontrar vários mercadinhos espalhados pela cidade, tal como atividades desportivas promovidas pela autarquia.

Anote as principais atividades que vai encontrar no Porto nos próximos dias.

Sábado

9 horas — Os Dias com Energia levam aos diferentes pavilhões municipais atividades como ioga, pilates ou tai-chi.

10 horas — O Mercado Porto Belo regressa à Praça Carlos Alberto com pequenos negócios de roupa, acessórios, música ou produtos regionais, num evento que dura até às 19 horas.

10 horas — Começa o dia de passeios gratuitos da BBDouro, que dura até às 17h30.

11 horas — As Oficinas com Estória animam a Biblioteca Pública Municipal do Porto com atividades de leitura para miúdos entre os seis e os oito anos.

11 horas — Oficina da Casa do Infante dedicada às famílias sobre a história do próprio Infante D. Henrique.

14h30 — Abertura da Exposição de Camélias, na Alfândega do Porto.

15h30 — As Oficinas com Estória animam a Biblioteca Pública Municipal do Porto com atividades de leitura para miúdos entre os seis e os oito anos.

Domingo

9 horas — Até às 18 horas, o Mercado da Alegria vai estar no Jardim do Passeio Alegre com as habituais barraquinhas.

10 horas — Os Domingos em Forma levam as caminhadas ao Parque Oriental da Cidade do Porto, com o ponto de encontro marcado para o Pavilhão Municipal do Lagarteiro.

10 horas — Abertura da Exposição de Camélias, na Alfândega do Porto, que este domingo encerrará às 18 horas.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA