na cidade

8 coisas para fazer no Porto este fim de semana — tudo sem pagar

Há mercados com artesanato, exposições a fechar e até carros antigos para ver. Tome nota.
Fotografia de Urban Market.

O próximo fim de semana é aquele que antecede o Carnaval e isso quer dizer que, para muitos, os festejos começam na sexta-feira, prolongam-se no sábado, contam com uma almoçarada no chamado domingo gordo e duram até terça-feira. Para outros, é apenas mais um fim de semana normal, para descansar e aproveitar o bom tempo — ainda que haja alerta de agitação marítima.

Para quem não gosta de perder uma boa exposição, esta é a última oportunidade para visitar duas das mostras que estão na cidade. Por um lado, a exposição do veterinário e fotógrafo Jorge Bacelar, “Ruralidades”, pode ser vista no Ateneu Comercial do Porto apenas até dia 28 de fevereiro. Por outro, a exposição “Raiz Fasciculada”, que reúne objetos artísticos de vários géneros na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, termina este sábado, 26 de fevereiro.

Os amantes da história têm também novidades para conhecer este sábado, altura em que será inaugurada na Casa do Infante a exposição “Mouzinho: da Ribeira ao Aeroporto”, sobre a Rua Mouzinho da Silveira. Ainda ligado à história mas de uma outra perspetiva, o Passeio dos Ingleses passa pela cidade também no sábado, juntando carros clássicos de fabrico inglês. Embora já não dê para inscrever-se, pode sempre aproveitar para vê-los passar.

Como é habitual, este fim de semana não faltam ainda mercadinhos de artesanato nem atividades físicas como caminhadas ou aulas de ioga.

Tome nota das atividades gratuitas que vai encontrar na cidade nos próximos dias.

Sábado

9 horas — Começa a concentração para o Passeio dos Ingleses, que parte da Foz e vai até Lousada.

9 horas — Os Dias com Energia levam aos diferentes pavilhões municipais atividades como ioga, pilates ou tai-chi.

10 horas — O Mercado Porto Belo regressa à Praça Carlos Alberto com pequenos negócios de roupa, acessórios, música ou produtos regionais, num evento que dura até às 19 horas.

10 horas — Pode visitar nestes últimos dias a exposição “Ruralidades”, no Ateneu Comercial do Porto.

10 horas — A última oportunidade para ver a exposição “Raiz Fasciculada”, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, termina às 18 horas.

10 horas — Começa a exposição “Mouzinho: da Ribeira ao Aeroporto”, na Casa do Infante, que pode visitar até às 17h30 ou nos dias seguintes.

11 horas — O Urban Market regressa ao Hard Rock numa edição que dura até 1 de março, sempre entre as 11 e as 19 horas.

Domingo

10 horas — Os Domingos em Forma levam as caminhadas ao Parque Oriental da Cidade do Porto, com o ponto de encontro marcado para o Pavilhão Municipal do Lagarteiro.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA