na cidade

9 atividades gratuitas para fazer este fim de semana no Porto

Os miúdos vão adorar as histórias das bibliotecas e experimentar tocar violoncelo.
Fotografia de Porto.

Ora um calor de verão, ora uns dias chuvosos e encobertos de inverno, o que é certo é que a meteorologia não anda muito primaveril no Porto. Para o fim de semana, as previsões são de calor, mas nada de muito sol. Ainda assim, nada melhor do que sair de casa e aproveitar as várias atividades gratuitas que a cidade tem à disposição.

Pela primeira vez, está a acontecer desde 19 de maio o Porto Cello Festival, o primeiro festival dedicado ao violoncelo na cidade. Embora os concertos sejam pagos, há uma atividade que todos podem experimentar — independentemente da idade. A “Cello Experience: Violoncelo Educa!” vai estar no sábado, 21 de maio, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões e no domingo, 22 de maio, no Jardim Botânico e no Conservatório de Música do Porto.

Os miúdos vão poder contar, como habitual, com as atividades das bibliotecas municipais. Assim, “A Cantiga do Urso”, de Benjamin Chaud, vai ser apresentada na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, enquanto a Biblioteca Pública Municipal falará das mães protetoras e guerreiras, com “A minha Mãe”, de Stéphane Servant e Emmanuelle Houdart.

Ainda para os mais novos da família, a Extensão do Romantismo do Museu da Cidade, em parceria com o Coletivo Arisca, vai apresentar a oficina “Coleção de Cócegas no Coração”. É a oportunidade ideal para miúdos a partir dos três anos fazerem todas as perguntas e tirarem as dúvidas habituais. Embora a entrada seja gratuita, requer inscrição prévia.

Conte ainda com os habituais mercadinhos de artesanato espalhados pela cidade como o Mercado da Alegria ou o Mercado Porto Belo. Quem procurar algo mais dirigido ao físico, contará ainda com as atividades dos Dias com Energia e dos Domingos em Forma.

No âmbito da cultura, lembre-se que esta será a última oportunidade para ver a exposição fotográfica “Noites do Norte”. Se preferir, há algumas atividades a decorrer este fim de semana na cidade como o Rally de Portugal, a Corrida da Mulher ou o Taina Fest, embora estas não sejam gratuitas.

Veja a lista das atividades que poderá fazer ao longo do fim de semana no Porto, sem pagar.

Sábado

9 horas — Os Dias com Energia levam atividades como ioga, pilates ou tai-chi aos vários pavilhões municipais do Porto.

10 horas — Início do Mercado Porto Belo, que decorre até às 19 horas, na Praça Carlos Alberto.

10 horas — Abertura da exposição “Noites do Norte”, de Christian Baes, para ver no Dona Mira.

11 horas — Atividade “Cello Experience: Violoncelo Educa!”, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões até às 12h30.

11 horas — Início dos Sábados a Contar, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, com A Cantiga do Urso”, de Benjamin Chaud.

11 horas — Início das Oficinas com Estória, na Biblioteca Pública Municipal, com “A minha Mãe”, de Stéphane Servant e Emmanuelle Houdart.

11 horas — Oficina “Coleção de Cócegas no Coração”, em parceria entre o Museu da Cidade e o Coletivo Arisca.

14h30 — Atividade “Cello Experience: Violoncelo Educa!”, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões até às 16 horas.

15h30 — Início dos Sábados a Contar, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, com A Cantiga do Urso”, de Benjamin Chaud.

15h30 — Início das Oficinas com Estória, na Biblioteca Pública Municipal, com “A minha Mãe”, de Stéphane Servant e Emmanuelle Houdart.

Domingo

9 horas — Abertura do Mercado da Alegria, que leva o artesanato até ao Jardim do Passeio Alegre até às 19 horas.

10 horas — O Parque Oriental da Cidade do Porto recebe as habituais caminhadas do Domingos em Forma, com o ponto de encontro marcado para o Pavilhão Municipal do Lagarteiro.

11 horas — Atividade “Cello Experience: Violoncelo Educa!”, no Jardim Botânico até às 12h30.

14h30 — Atividade “Cello Experience: Violoncelo Educa!”, no Conservatório de Música do Porto de Leixões até às 16 horas.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA