na cidade

9 atividades gratuitas para fazer no Porto este fim de semana

Há música, oficinas para os miúdos, desporto e vários mercadinhos para aproveitar.
Fotografia de Ágora.

Outubro chega ao Porto com temperaturas a descer e a fazer sentir mais o outono, mas pelo menos não se prevê que venha acompanhado de chuva, o que é bom para quem quer aproveitar o fim de semana. Assim, nada melhor do que fazê-lo fora de casa e a verdade é que há várias atividades para fazer no Porto nos próximos dias, sem sequer ter que pagar.

O fim de semana começa logo com um concerto na Concha Acústica dos Jardins do Palácio de Cristal, nesta sexta-feira, 30 de setembro. A congolesa Nkisi vai apresentar a sua performance “Invisible Gestures” em mais um Concerto Comentado da Galeria Energia.

Para os mais novos, a manhã de sábado reserva a Cápsula do Amanhã, no Reservatório do Museu da Cidade. Organizada pelo Coletivo ARiSCA, a oficina vai transformar os miúdos em verdadeiros arqueólogos. No domingo vai ter lugar o último Domingos no Parque, no Parque da Pasteleira. Do programa fazem parte aulas de dança e até um DJ Set.

Para quem procurar algo um pouco diferente, a exposição “Percorrer o Tempo. Visões Contemporâneas do Caminho” continua disponível no Parque da Cidade. Dedicada ao Caminho de Santiago, apresenta em imagens as diferentes perspetivas de fotógrafos nacionais e estrangeiros.

Entre as habituais atividades de fim de semana conte ainda com os Dias com Energia e os Domingos em Forma, sem esquecer os mercadinhos como o Mercado Porto Belo, o Mercado da Alegria ou o Mercado do Molhe.

Este fim de semana estão outras atividades agendadas para a cidade, embora tenham algum custo associado. Quem não se importar de investir algum dinheiro, poderá ir ao Veggie Fest, um festival de street food dedicado à gastronomia vegana, correr a Porto City Race ou até fazer a Corrida do Parque à Noite. Há ainda o Harvest Wine Fest para descobrir na Alfândega e espetáculos de dança inclusiva no Rivoli, bem como o concerto de Kuia Só no Novo Ático.

Tome nota de algumas das atividades que poderá fazer gratuitamente no Porto este fim de semana.

Sexta-feira

11 horas — Abertura da exposição “Percorrer o Tempo. Visões Contemporâneas do Caminho”, no Parque da Cidade, que poderá ver até às 19 horas.

19h30 — Concerto de Nkisi na Concha Acústica dos Jardins do Palácio de Cristal.

Sábado

9 horas — Os Dias com Energia levam atividades como ioga, pilates ou tai-chi aos vários pavilhões municipais do Porto.

10 horas — Início do Mercado Porto Belo, que decorre até às 19 horas, na Praça Carlos Alberto.

10 horas — Começa o Mercado do Molhe, na Avenida Brasil, que dura até às 19 horas.

11 horas — Abertura da exposição “Percorrer o Tempo. Visões Contemporâneas do Caminho”, no Parque da Cidade, que poderá ver até às 19 horas.

11 horas — Oficina Cápsula do Amanhã, no Reservatório do Museu da Cidade.

Domingo

10 horas — Abertura do Mercado da Alegria, que leva o artesanato ao Jardim do Passeio Alegre até às 19 horas.

10 horas — O Parque Oriental da Cidade do Porto recebe as habituais caminhadas do Domingos em Forma, com o ponto de encontro marcado para o Pavilhão Municipal do Lagarteiro.

10h30 — Arranca o programa dos Domingos no Parque, no Parque da Pasteleira, com uma aula de danças africanas.

11 horas — Abertura da exposição “Percorrer o Tempo. Visões Contemporâneas do Caminho”, no Parque da Cidade, que poderá ver até às 19 horas.

Caso ainda não tenha ido ver como ficou o Mercado do Bolhão depois das obras, este poderá ser também um bom plano para o fim de semana. Carregue na galeria para espreitar as novidades.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA