na cidade

9 atividades para fazer no Porto este fim de semana sem pagar

Pode começar já a entrar no espírito de Natal ou deixar isso para mais tarde e optar pelo exercício físico.
Fotografia de Museu da Cidade.

Embora a meteorologia nos reserve temperaturas baixas e alguma chuva para este fim de semana, é provável que o mau tempo dê algumas tréguas tanto no sábado como no domingo. Nessas alturas, aproveite para sair à rua e experimentar uma das muitas atividades que a cidade tem para oferecer gratuitamente.

Para os miúdos, o sábado, 26 de novembro, pode começar logo com a oficina “Padrão Saltitão”, na Casa Marta Ortigão Sampaio. A atividade para idades a partir dos três anos é desenvolvida pelo Coletivo Arisca e passa por tentar criar padrões partindo de imagens fragmentadas. Apesar de ser gratuita, é necessário fazer inscrição prévia.

Os mais desportistas podem assistir no domingo à Taça do Porto de Minigolfe, uma prova que terá lugar no renovado circuito de minigolfe do Passeio Alegre. Em competição estarão 50 atletas, que tentarão passar à fase seguinte.

Se for fazer compras, aproveite a campanha da autarquia que oferece sacos de papel com motivos natalícios a quem comprar no comércio local. Tanto na sexta-feira como no sábado, o ponto de distribuição vai estar na Rua de Cedofeita.

Como habitual, conte ainda com as atividades desportivas dos Dias com Energia e dos Domingos em Forma. Para quem prefere mesmo um programa mais descontraído, pode encontrá-lo nos mercadinhos como o Mercado do Molhe, o Mercado da Alegria, o Mercado Porto Belo ou o Urban Market.

Quem quiser ter um fim de semana diferente, poderá ainda apoiar o Banco Alimentar Contra a Fome do Porto em mais uma campanha de recolha de alimentos, quer seja com donativos ou como voluntário. Por outro lado, se não se importar de pagar bilhete, haverá no domingo um concerto de Irma no Novo Ático, no Coliseu do Porto. Recorde-se ainda que a cidade tem vários cafés, bares e restaurantes onde pode assistir aos jogos do Mundial caso queira acompanhar a prova.

Sexta-feira

11 horas — Distribuição de sacos natalícios a quem fizer compras, com ponto de entrega na Rua de Cedofeita até às 18 horas.

11 horas — Abertura do Urban Market, na Praça das Cardosas, que se estende até às 19 horas.

Sábado

9 horas — Início das provas da Taça do Porto de Minigolfe, no circuito de minigolfe do Passeio Alegre.

9 horas — Os Dias com Energia levam atividades como ioga, pilates ou tai-chi aos vários pavilhões municipais do Porto.

10 horas — Início do Mercado Porto Belo, que decorre até às 19 horas, na Praça Carlos Alberto.

10 horas — Distribuição de sacos natalícios a quem fizer compras, com ponto de entrega na Rua de Cedofeita até às 18 horas.

10 horas — Começa o Mercado do Molhe, que ficará na Avenida do Brasil até às 18 horas.

11 horas — Início da oficina “Padrão Saltitão”, na Casa Marta Ortigão Sampaio.

11 horas — Abertura do Urban Market, na Praça das Cardosas, que se estende até às 19 horas.

Domingo

10 horas — Abertura do Mercado da Alegria, que leva o artesanato ao Jardim do Passeio Alegre até às 19 horas.

10 horas — O Parque Oriental da Cidade do Porto recebe as habituais caminhadas do Domingos em Forma, com o ponto de encontro marcado para o Pavilhão Municipal do Lagarteiro.

11 horas — Abertura do Urban Market, na Praça das Cardosas, que se estende até às 19 horas

Se prefere aproveitar os últimos dias de descontos da Black Friday, carregue na galeria para descobrir algumas das peças da Bimba Y Lola que estão em promoção.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA