A Green Box, em Valongo, poderia ser um recanto tirado diretamente de um livro de Nicholas Sparks. É um autêntico refúgio no meio da natureza, ideal para aqueles romances lamechas. Fora da ficção, é perfeito para fugir à azáfama da cidade e relaxar, nem que seja no fim de semana. É como uma espécie de estufa só que sem as dezenas de plantas no seu interior. Pelo contrário, o alojamento é verdadeiramente único, com uma vista desafogada para o exterior, que convida a tardes bem passadas à lareira.
O alojamento está no Airbnb e é muito raro encontrar disponibilidade para lá passar uma noite. Segundo a informação fornecida pelo seu anfitrião “superhost” — classificação definida pela plataforma aos responsáveis experientes que dão o exemplo e garantem experiências extraordinárias aos seus hóspedes, é ideal “para aqueles com espírito de aventura, perfeito para duas pessoas e estadias curtas”.
Se alguma vez pensou em ter a experiência de viver numa caixa de metal que atravessou oceanos, esta é a sua oportunidade, pois a romântica cabana veio diretamente da Coreia do Sul — e até pode encontrar marcas dessa viagem nela. A criação da Green Box é, segundo o seu responsável, “baseada num conceito de sustentabilidade e slow living (viver devagar, em português). O antidesperdício e reutilização são preocupações da nossa consciência ambiental”, afirma.
Nesse sentido, a própria natureza apresentou-se como o melhor palco para instalar esta box, que se caracteriza por ter uma atmosfera acolhedora, despretensiosa e pronta para criar novas memórias e escrever novas histórias — entende agora o porquê de parecer mesmo que saiu de uma obra de Sparks?
O acesso à box é feito por um caminho pedestre no campo, com pouco mais de 50 metros. Em caso de muita chuva, o alojamento dispõe de galochas ou calçado apropriado para que consiga deslocar-se sem grandes complicações. A envolvência na natureza é ainda reforçada por animais de quinta, espalhados nos arredores da box e com quem pode conviver durante a sua estadia.
Uma vez lá dentro, no rés-do-chão há uma kitchenette, a cama de casal e uma casa de banho completa. A área de estar fica no andar de cima, no mezanino, com acesso pelas escadas íngremes tal como num beliche, por isso é preciso alguma habilidade. No exterior, encontra ainda um fogão.
Apesar de ser um convite para desligar, o alojamento dispõe de wi-fi. Contudo, a ideia é mesmo estar mais em contacto com a natureza ao redor, pois o objetivo do anfitrião foi “erguer” este conceito de modo a contrariar o ritmo acelerado da rotina dos hóspedes. Quem por lá passa confirma: “Ótimo local para quem quer ter uma plena comunhão com a natureza”, “um sítio maravilhoso para descansar”, “excelente para descansar e ter em contacto com a natureza”, são alguns dos comentários na plataforma. Outro diz ainda que “tomar o pequeno-almoço no alpendre é mandatório, com apenas o som da natureza”.
Por isso, já pode imaginar-se no alpendre com uma caneca de café ou chá acabada de fazer, enquanto as torradas se fazem. Existe ainda a possibilidade de pedir como extra, no momento da reserva, o serviço de pequeno-almoço, que é deixado todos os dias, de manhã, num cesto.
O plano ideal a seguir ao pequeno-almoço talvez seja aproveitar o ar puro do campo com um relaxante passeio ecológico, uma vez que a box se insere junto à “Rota Paleozóica”. Seguindo pelo percurso, vai encontrar a aldeia da Idade Média, Couce, onde poderá viajar no tempo. Por aí, poderá recordar o legado do império romano ou visitar as minas que ainda permanecem como um marco turístico aberto.
Valongo é ainda conhecida pelos seus biscoitos artesanais e a regueifa, um pão tradicional. Aconselhamos que visite a fábrica de biscoitos Paupério ou a padaria tradicional de Suzão, Diogo, onde poderá provar estas especialidades. Se não quiser fazer almoço ou jantar no alojamento, alguns dos restaurantes recomendados são A Regional Valonguense, O Barril, A Taberna do Centenário, O Jardim e FF Francesinhas.
Como lá chegar
A Green Box está rodeada por três locais admiráveis, Porto, Douro e Guimarães. Desde o centro do Porto, a opção mais fácil é deslocar-se de carro, num trajeto que demora cerca de 15 minutos. Basta seguir pela Via de Cintura Interna (VCI) em direção à A3, seguir pela A4 em direção a Vila Real e tomar a saída de Valongo. O alojamento encontra-se a dois quilómetros da saída da autoestrada.
Se preferir ir de comboio, pode apanhá-lo em Campanhã na linha do Douro/Suzão. Deverá sair na estação de comboios de Suzão, que fica a três minutos a pé do alojamento.
Pode fazer a reserva online, bem como consultar mais informações. A estadia por noite ronda os 60€ por pessoa. Carregue na galeria para conhecer melhor a Green Box.