O passado domingo, 9 de fevereiro, anunciou como seria o resto da semana no Porto: com chuva. Como um mal nunca vem só, a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) descreve dias com muita instabilidade e com frio e vento à mistura.
Esta segunda-feira, 10, começa com aguaceiros fracos a moderados por toda a região, acompanhados por nevoeiro matinal. A chuva poderá vir a intensificar-se no período da tarde, sendo acompanhada por trovoada e rajadas de vento forte, até aos 45 quilómetros por hora.
Espera-se que a mesma frente fria que afetou os Açores nos últimos dias chegue ao continente na madrugada de terça-feira, 11. O Porto não conseguirá fugir a esta tempestade que promete trazer um agravamento das condições atmosféricas.
Assim, prevê-se uma acumulação de precipitação acima dos 40 milímetros e ainda agitação marítima. As temperaturas deverão rondar entre os dez e os 15 graus de mínima e máxima, respetivamente. Contudo, a sensação será mais fria devido ao vento.
Depois da passagem desta linha instável, a situação deverá acalmar na quarta-feira, ainda que com a possibilidade de alguma chuva moderada no Porto, que deverá dissipar-se ao longo do dia. Espera-se que a chuva não volte até sexta-feira. Assim, quinta-feira, 13, promete um céu com nuvens mas alguns períodos solarengos no geral. Os termómetros deverão oscilar entre os seis graus de mínima e 14 de máxima.
Na sexta-feira, 14, prevê-se que a chuva caia em, pelo menos, 40 por cento do concelho. A instabilidade deverá prolongar-se até ao fim de semana. Nesse sentido, no sábado e domingo, as condições meteorológicas deverão agravar-se mais uma vez, sendo esperada chuva forte e persistente em mais de 80 por cento do território. As temperaturas deverão subir, ligeiramente, sobretudo a mínima atingindo os nove graus. Já a máxima irá rondar entre os 15 e os 16 graus.
Carregue na galeria para conhecer cinco spots no Porto onde poderá comer o tradicional cozido à portuguesa (e refugiar-se da chuva e do frio).