na cidade

A praia fluvial que é um “tesouro escondido” apenas a 15 minutos do centro do Porto

A vista única do Rio Douro, a temperatura agradável da água e o trilho para caminhadas são as grandes atrações deste spot.
A temperatura da água é amena.

Esta quinta-feira, 20 de junho, começou oficialmente o verão. Com os dias mais compridos e quentes a chegarem, é natural que a vontade fazer programas ao ar livre aumente. Nestes dias, um piquenique com amigos é sempre uma boa alternativa, mas também pode surgir a vontade de descobrir locais novos à volta do centro do Porto.

Se prefere passear à beira-rio ou está desejoso por dar um mergulho, mas o mar não é a sua praia, as praias fluviais surgem como uma ótima alternativa. A zona do Porto e arredores está carregada de opções para ir com a família, com amigos, a dois ou até sozinho.

Pois bem, há um spot muito próximo do centro histórico do Porto, que se destaca primeiramente por ser um local mais pacífico, onde pode estender a toalha sem ter de se preocupar com a proximidade do vizinho. À partida, não terá de andar às voltas ou ficar 30 minutos de espera em filas intermináveis para deixar o carro, pois há diversos parques de estacionamento gratuitos.

Falamos da Praia Fluvial da Lomba, um pequeno tesouro escondido no concelho de Gondomar, no distrito do Porto, sendo a única praia com classificação de bandeira azul e ainda classificada como “Praia com Qualidade de Ouro”. A beleza do local é, desde logo, inquestionável, pois é rodeada por encostas verdejantes que isolam a praia da agitação citadina, inserindo-se numa pequena península, formada pelas sinuosas curvas do rio Douro.

A areia é a típica dos rios, sendo um pouco mais grossa do que a do mar, mas não é por isso menos agradável. Um passeio pela marginal do Douro ou um piquenique à beira da água são algumas das atividades que pode realizar nesta praia fluvial, para além de um mergulho ou longos banhos de sol. Para além disso, há quiosques disponíveis nas proximidades onde poderá experimentar algumas atividades aquáticas como caiaque ou um passeio de boia. 

 
 
 
 
 
Ver esta publicación en Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Una publicación compartida de Erika (@barbierikab)

Na verdade, é um local ideal para aproveitar a tarde em família ou com amigos. A Praia Fluvial da Lomba é ainda vigiada por nadadores-salvadores durante a época balnear e está equipada com bar e café de apoio, diversas esplanadas, brunches e restaurantes à volta e ainda casas de banho, áreas verdes com pinheiros que sombreiam as mesas de piquenique ou as toalhas e chuveiros.

Outra sugestão da região é o trilho, localizado a 30 quilómetros da praia, na localidade de Valbom, ainda em Gondomar. Normalmente, é considerado uma rota moderadamente desafiante, sendo necessária, pelo menos, pouco mais de uma hora para completar, ida e volta. É ainda um trilho popular não só para fazer caminhadas e corridas, mas também ciclismo, podendo ainda aproveitar o carácter recatado do espaço nas horas mais calmas. Sendo ideal para fazer uma paragem antes ou depois de visitar a praia da Lomba.

O trilho tem início e chegada na Marina do Freixo, em Campanhã, estendendo-se até esta zona de Gondomar, fazendo-se sempre acompanhar pelas margens únicas do Rio Douro. O percurso é feito por passadiços de madeira criados para promover a descoberta da natureza e há ainda parques para entreter os miúdos ou treinar algum exercício físico em particular. Os animais são bem-vindos não só no trilho, mas também na praia fluvial. 

“É um trilho excelente entre o Porto e Gondomar, com vista rio. Tem um pequeno parque para as crianças e uma pequena praia fluvial de areia, acho que junta tudo o que a natureza tem de bom num só local e representa ainda o charme e beleza da nossa cidade”, contou à NiP André Alves, 30 anos, um jovem morador da zona, que costuma fazer caminhadas ao longo do ano no local.

Carregue na galeria para ver mais imagens deste “tesouro” escondido, apenas a 15 minutos de carro do centro histórico do Porto.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA