A forma como os animais marinhos são alimentados neste espaço é conhecida por ser dinâmica, interativa e divertida — sobretudo para os mais novos — sendo usada a língua gestual para comunicar com as espécies. A partir deste sábado, 23 de setembro, o SEA LIFE Porto vai tornar a dinâmica de palestras e alimentações dos animais mais acessíveis e inclusivas.
A iniciativa decorre no âmbito do Dia Internacional das Línguas Gestuais assinalado no dia 23 de setembro. Estimular a curiosidade, a inclusão e o acesso à informação a todos os visitantes do aquário da cidade é o objetivo central desta medida criativa e interativa. Desta forma, a comunidade surda já pode, de um modo interativo e divertido, usufruir de todas as palestras e aprender mais sobre a vida marinha.
Tudo será possível através do scan de um QR code, presente no local. O mesmo irá direcioná-lo para uma página web criada para apresentar a demonstração em língua gestual portuguesa. Não precisa sequer de esperar pelas palestras agendadas para que a tecnologia funcione. O serviço está sempre ativo, ou seja, pode ser visto a qualquer momento e as vezes que forem necessárias.
“Estamos conscientes do grande papel educativo que o maior aquário da zona norte do País tem, especialmente na vida dos mais pequeninos. Agora, vamos quebrar as barreiras linguísticas. Quebrar barreiras e criar condições para incluir todos e para que todos possam aprender sobre a vida marinha. Este QR code é uma porta aberta e um convite para a comunidade surda vir até ao SEA LIFE Porto e usufruir da experiência completa”, refere Rui Ferreira, Diretor Geral do SEA LIFE Porto.
O aquário acolhe ao longo do dia diversas palestras e momentos de alimentação das mais diversas espécies. Entre elas, tubarões, pinguins e raias. As palestras podem simplesmente envolver a interação com os animais, onde ainda são partilhadas informações e curiosidades sobre as espécies. Há ainda palestras direcionadas unicamente à alimentação de cada uma das espécies marinhas presentes no aquário. A primeira palestra decorre pelas 11 horas, sendo que acontecem três demonstrações com espécies diferentes ao longo da manhã, até ao meio-dia, com uma duração de 30 minutos cada. Logo, pelas 14 horas, são retomadas as apresentações, desta vez dedicadas à alimentação. Estas sessões duram cerca de uma hora, sendo que a última começa pelas 16h30.
Esta nova funcionalidade promete uma experiência completa, que é também imersiva e interativa para a comunidade. Pode realizar a visita das 10 às 18 horas durante a semana ou das 10 às 19 horas ao fim de semana. Os bilhetes podem ser adquiridos no local ou no site do aquário.