na cidade

Aeroporto do Porto é considerado o melhor da Europa

A distinção chegou pela região europeia do Conselho Internacional destes meios de transportes.
É gerido pela ANA aeroportos.

Há três coisas que os viajantes rezam por encontrar num aeroporto: um funcionamento rápido, eficaz e um serviço de qualidade. Se a estas características juntar o facto de ser um espaço sustentável, com medidas que representam um compromisso ambiental, melhor. Para o Conselho Internacional dos Aeroportos (ACI, na sigla em inglês), existe um caso que cumpre estes requisitos, por isso, mereceu uma distinção: o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto.

O espaço português ganhou o prémio de melhor infraestrutura aeroportuária europeia este ano dentro da sua categoria, dos 10 a 25 milhões de passageiros. Esta é a primeira vez que o Aeroporto do Porto é distinguido como Best European Airport 2022 pelo ACI Europe.

De acordo com a ANA – Aeroportos de Portugal, a estrutura foi distinguido pela sua “recuperação impressionante da pandemia” e pelo seu plano relativo ao combate às alterações climáticas” (numa conjuntura de maior preocupação pelo impacto da aviação na poluição). “Muito orientado com a comunidade local e a região” refere a entidade europeia. E concluiu: “Implementou iniciativas como a recolha de água da chuva, a redução do consumo de água e a recolha de lixo orgânico para um parque de resíduos próximo”.

Os outros aeroportos distinguidos foram o de La Palma (Canárias, no contexto da erupção vulcânica e pela resiliência demonstrada) e o de Turim (na categoria de menos de cinco milhões de passageiros), o de Valência (na categoria dos cinco a dez milhões de passageiros), o internacional de Viena (na de 25 a 40 milhões) e o de Roma/Fiumicino (acima de 40 milhões de passageiros).

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA