A Estrada Nacional 2 ou EN2, que liga Chaves a Faro, está cada vez mais na moda. O percurso tem ganho alguns fãs nos últimos anos e muitos são os que aproveitam as férias para conhecer este mítico traçado.
Não é por isso de estranhar que grupos de amigos se juntem para umas férias de road trip nacional, o que nem todos fazem é aproveitar o lazer para algo maior. É por essa razão que vale a pena conhecer o projeto Amigos Imperfeitos.
O grupo do Porto conta com nove amigos que decidiram organizar um passeio de férias com as famílias pela EN2, feito em carros clássicos. A ideia começou a ser pensada na altura da Páscoa e decidiram que, para tornar tudo mais divertido para os filhos — quatro adolescentes entre os 14 e os 16 anos —, o ideal era associarem-se a uma causa solidária.
“Esta causa em específico surgiu mais ou menos em maio e até foi sugerida pelo diretor da escola dos miúdos. O senhor Hernâni é avô do melhor aluno da escola e era grande parte do sustento da família. Desde o final do ano sofreu várias complicações e queremos ajudá-lo”, começa por contar à New in Porto uma das responsáveis do projeto, Gabriela Santos.
Hernâni tem 72 anos e desde dezembro do ano passado sofreu dois AVC e uma pneumonia. Estes problemas de saúde tornaram-no dependente da mulher e da filha, que para ajudá-lo a sair de casa têm de o carregar na cadeira de rodas pelas escadas do prédio, que não tem elevador.
O objetivo destes Amigos Imperfeitos é ajudar Hernâni a ter uma vida com mais qualidade e para isso estão a tratar de angariar 2.500€ necessários para a compra de uma cadeira de escada curva que possa facilitar as idas à rua. Apesar de este valor estar quase atingido, o grupo não desiste da missão.
“Mais do que a cadeira, ele era também o sustento da família, ajudava em tudo e ajudava muita gente. Além da cadeira vai precisar de muita medicação, cremes e eventualmente alguns equipamentos como uma cama articulada no futuro. Por isso, queremos angariar o máximo possível para ajudá-lo.”
Sempre com uma vida ativa e dedicada aos outros, Hernâni era visita assídua nas prisões da zona norte, onde ensinava os presos a ler ou a ter maior acesso a cultura. Escreveu sete livros com histórias que vendia para poder ajudá-los a comprar alguns bens essenciais que pudessem necessitar.

Agora, é a vez de ser ajudado e os Amigos Imperfeitos estão aqui para isso. O grupo tem tentado vender os cerca de 1.300 exemplares dos livros que ainda sobravam e vai utilizar a viagem para angariar mais fundos.
Assim, os nove adultos entre os 44 e os 54 anos e os quatro adolescentes têm partida marcada para Chaves a 1 de agosto. O fim dos 738 quilómetros de EN2 está previsto para 7 de agosto e todos os dias terão várias atividades diferentes e locais para conhecer.
Não podemos deixar de lado os carros, elementos também importantes nesta aventura. Os amigos vão dividir-se entre um Jaguar MK II, um Triumph TR6, um Saab 900 Turbo S e uma antiga Toyota Hiace que funcionará quase como carro de apoio e onde seguirão as malas.
Toda a viagem e os custos associados serão suportados pelos amigos, como se fossem umas férias normais férias. No entanto, têm já algumas ofertas de noites em hotéis pelo percurso, por exemplo, cujo valor vão acrescentar à conta de Hernâni. Desta forma estão também abertos a fazer o mesmo com todos os hotéis, restaurantes ou empresas que queiram juntar-se à causa.
Ao longo dos sete dias de viagem vai ser possível acompanhar as aventuras do grupo através das redes sociais. Os mais novos vão tomar conta dessa parte e partilhar fotografias, vídeos e até alguns diretos.
“Esta é uma forma de também envolvermos os miúdos e dar-lhes um exemplo. O senhor Hernâni já fez tanto bem ao longo dos anos, é a vez de ajudá-lo.”
Para apoiar também esta causa pode fazer um donativo ao grupo (NIB 0035 0829 0000 33277005 3), combinar com eles a compra dos livros e seguir toda a viagem através do Facebook e do Instagram.