na cidade

Aperte o cinto. Vem aí um passeio para donos e cão-pilotos com direito a prémios

A rota será pelas ruas adjacentes ao Shopping Parque Nascente, em Gondomar. A participação é gratuita e já se pode inscrever.

Primeiro estranha-se, depois entranha-se. É assim que muitos cães se sentem com os passeios de carro com a família. Assim que começam a habituar-se à rotina nos automóveis, tornaram-se obcecados. Afinal, além de terem aquela liberdade de colocarem a cabeça para fora e sentirem o vento, sabem que a certa altura irão descer para dar a voltinha que tanto gostam. Se o seu pet é assim, há uma atividade perfeita (e diferente) para fazerem em conjunto.

O Passeio dos Cão-Pilotos, organizado pelo Gondomar Automóvel Sport (GAS) irá decorrer no domingo, 14 de abril, pelas 15 horas. O ponto de encontro será no Piso 2 exterior do Shopping Parque Nascente, em Gondomar, no Porto, e a iniciativa integra mais uma edição do Gondomar Motorshow Racing.

“A participação é totalmente gratuita, pois pretendemos disponibilizar à comunidade um fim de semana de diversão e de promoção do concelho sem qualquer tipo de encargo”, avança à PiT um porta-voz da associação sem fins lucrativos. No entanto, os interessados deverão realizar uma inscrição com os dados do tutor e nome do patudo através deste link.

Em 2023, além do emblemático Rali de Gondomar, que já se tornou numa das principais marcas do GAS, a associação decidiu estender a prova para todos os membros da família. Na primeira edição do Festival de Desporto Motorizado em Gondomar, os responsáveis incluíram atividades como Kids Fun Zone, Rali Kids, Exposição de Veículos Clássicos, Ação de pintura inclusiva e Ação de sensibilização animal.

“A ação de sensibilização animal consistiu numa parceria com o Município de Gondomar, que promoveu a oferta de brindes a tutores de patudos”, recorda. O sucesso foi tanto que este ano voltaram a pensar em formas de incluir os patudos, mas de uma forma única e diferente do habitual — assim nasceu o Passeio dos Cão-Pilotos

“No que se referia à parte de sensibilização animal, necessitávamos de algo que se distinguisse de forma pioneira e que efetivamente pudesse alertar para a necessidade de adoção de patudos e cuidado com os mesmos”, partilha. “De forma a aliar o Rali à causa animal, e brincando com os termos técnicos da prova, surgiu a ideia de fazer um passeio denominado de Passeio de Cão-Pilotos, em que o tutor deverá conduzir a sua viatura acompanhado do seu patudo”. 

Poderá ganhar prémios e ainda ajudar aqueles que mais precisam

O mini-passeio irá decorrer pelas ruas adjacentes ao Shopping Parque Nascente, terminando no pódio onde será realizada a cerimónia de entrega de Prémios do Rali e do Passeio dos Cão-Pilotos. A associação avança à PiT que todos os tutores terão direito a um prémio de participação e os três concorrentes com as melhores performances ganharão um prémio extra.

“Os prémios equivalerão a snacks, brinquedos e vouchers de empresas do ramo do concelho de Gondomar”, refere. “Para o efeito, os patudos poderão exibir roupas, adereços e tudo aquilo que a imaginação dos tutores permitir”, acrescenta. E o júri será especialista neste quesito —é composto por uma médica veterinária, um treinador e uma empresária do concelho.

Além disso, todos os participantes poderão doar alimentos e bens para cães e gatos que serão posteriormente entregues a uma associação de resgate animal local. Seja qual for o resultado, o importante é divertir-se ao lado do melhor amigo de quatro patas e ajudar aqueles que ainda não encontraram um companheiro para a vida.

A seguir, carregue na galeria para conhecer alguns “concorrentes” que integram o GAS.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA