na cidade

Atenção, nómadas digitais: este novo alojamento do Porto é ideal para vocês

Liv CoLife apresenta 71 quartos de diferentes tipologias com opções de permanência desde um mês até um ano.
Fotografias de Liv CoLife.

O problema da habitação é um tema recorrente nos últimos meses ou até anos e as questões como a compra ou arrendamento de casa estão na ordem do dia, sobretudo quando falamos de jovens. Ao mesmo tempo, ouvimos cada vez mais falar nos nómadas digitais e de como muitos estrangeiros têm escolhido o nosso País para viver enquanto trabalham remotamente.

Com essa crescente procura, tem ficado mais marcada a necessidade de encontrar espaços onde os nómadas digitais — mas não só — possam ficar alguns meses. No Porto, há uma nova solução. O Liv CoLife chegou à zona do polo universitário no final de 2022 e tem feito sucesso não só com os residentes nacionais como estrangeiros.

A ideia é aproveitar o crescente número de estrangeiros que são atraídos pelo Porto e juntar assim mais um espaço aos dois que a Liv Student tem na cidade desde 2021. Assim, este será um espaço pensado sobretudo para os nómadas digitais mas também enfermeiros, investigadores ou até mesmo estudantes.

“Este é um edifício dedicado principalmente a nómadas digitais, estudantes, enfermeiros, investigadores, que procuram ter uma experiência diferente do habitual apartamento solitário, uma experiência mais de comunidade, de partilha de experiências e ter uma maior flexibilidade de contratos, uma vez que sabemos que os contratos para alugar apartamentos são um bocadinho inflexíveis comparando com os do Liv CoLife”, explica à New in Porto a City Marketing & Residence Experience Manager da LIV Student, Carla Mendes.

Assim, pode esperar encontrar aqui 71 alojamentos de diferentes tipologias, sendo que todos eles têm em comum o facto de disporem de casa de banho privada e ainda permitirem aceder aos vários espaços comuns da residência como a cozinha, as zonas de estar, as salas de estudo ou o ginásio. Quanto aos quartos, vai encontrar as CoLife Suites, os Superior Studios e os Premium Studios.

Todos eles têm uma cama queen size, secretária de trabalho, cadeira ergonómica e armário de arrumação. Já as CoLife Suites dispõem de uma pequena zona de refeições, mini frigorífico e ainda microondas. Os Superior Studios, por sua vez, têm uma cozinha integrada que, além do mini frigorífico e do microondas, tem placa e exaustor. Por sua vez, os Premium Studios destacam-se por serem pequenos apartamentos onde o quarto está separado das restantes divisões e terem uma cozinha equipada como os Superior Studios.

No Liv CoLife os contratos são flexíveis e por isso podem variar entre um mínimo de um mês e um máximo de um ano, sendo que mesmo assim podem ser renovados. Os preços variam entre os 500€ e os 900€ por mês conforme a tipologia dos quartos mas também em função da duração do contrato, uma vez que os alugueres para períodos de mais de seis meses têm preços mais vantajosos.

“Temos várias nacionalidades no nosso edifício, temos os residentes nacionais mas também muitos do Brasil, Alemanha, China, França, Rússia, Ucrânia ou Zimbabué, temos pessoas de todos os cantos do mundo e são sobretudo nómadas digitais, mas também temos enfermeiros, professores, investigadores”, diz ainda Carla Mendes, acrescentando: “Eles próprios criam as suas comunidades e fazem os seus jantares, é um conceito de família”.

O espaço está em constante renovação de residentes e está já a aceitar reservas para o próximo ano letivo. Os interessados devem entrar em contacto através do site do Liv CoLife. O projeto pertence ao Valeo Group, que tem espaços em países como Espanha, Suécia, Reino Unido ou Estados Unidos da América.

Se ficou curioso com estes apartamentos, carregue na galeria para descobrir como são.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA